Marília

Encenação da Paixão faz ensaios finais e promete inovar com interação em Marília

Encenação da Paixão faz ensaios finais e promete inovar com interação em Marília

Interação com o público promete ser uma grande novidade na encenação da Paixão de Cristo, que a Paróquia Santa Rita de Cássia promove dia 19 no Parque do Povo na zona sul de Marília. O Giro acompanhou ensaio deste domingo, que levou mais de 50 envolvidos para o espaço mesmo com tempo de chuva.

Sandra Farias, uma das coordenadoras do trabalho, disse que todos os anos o encontro apresenta alguma novidade para valorizar a mensagem embutida nas diversas passagens bíblicas. Neste ano serão várias, até para comemorar os 25 anos de trabalho.

O tema do ano será a multiplicação dos pães e peixes, um dos milagres de Jesus descritos na Bíblia. Deus multiplica os pães e peixes para 5.000 homens, além de mulheres e crianças.

“Essa multiplicação já faz alusão à Eucaristia, pontuando para a necessidade de pão a todos, como advento de vida para quem segue Jesus e remonta à quinta-feira Santa, quando ocorre a celebração do Lava-Pés”, explicou o padre Marcos Roberto da Silva, da paróquia de Santa Rita.

Também haverá homenagens a diferentes pessoas, autoridades e dirigentes que participaram da implantação e consolidação do evento. Organizadores, atores e apoiadores falecidos serão lembrados.

Um dos casos terá toque especial O estudante João Paulo Ribeiro fará uma participação na peça pela primeira vez para substituir o irmão, Giovani, falecido em dezembro aos 22 anos. Era um ativo participante da encenação.

“Está sendo muito bacana, poder representar André, que era o papel do meu irmão. Estou gostando, feliz por estar aqui. Nunca tinha participado. Ele foi muito ativo, ajudava muito, era muito querido. Dei continuidade ao que ele começou. Acho o espetáculo muito bonito, nunca participei mas sempre vim, a cada ano é uma emoção”, disse João.

Cada participante encontra um estímulo em diferentes situações da organização. O eletricista Vanderlei Antunes, 50 anos, só participa nos bastidores há 16 anos. “É um prazer, levar a esse público a emoção que todo ano a paroquia apresenta. Mas só participo nos bastidores, lá na frente não tenho coragem não.”

A secretária Cristiane Ramos participa da peça há 12 anos, também fica nos bastidores e elogia o evento. “A cada ano é uma emoção diferente. Até comentava há pouco que chega na reta final o coração bate mais acelerado, arrepia, é muito emocionante mesmo.”

A partir do dia 15 começa a montagem da estrutura, com cenários, rede elétrica, cuidados do espaço. O ano terá ainda uma atração especial: a inauguração oficial do Parque do Povo no sábado, com show do Colo de Deus, às 22h. Confira na galeria algumas imagens do ensaio