Empresários, políticos e dirigentes de diversos segmentos da cidade participaram na noite desta sexta-feira de um encontro no Univem para discutir a retomada da ferrovia na região de Marília.
Uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) para liberar processo de renovação da concessão da malha paulista abriu expectativa de investimentos em obras e retomada do Ramal Panorama-Bauru, que inclui Marília (veja mais aqui).
O encontro trouxe para a cidade os deputados Reinaldo Alguz (Estadual) e Enrico Misasi (Federal) que participam de encontros com lideranças em diferentes cidades da região para discutir o tema.
A volta do trem traz perspectivas de negócios, empregos e alternativas em transporte de cargas, mas também alguns problemas urbanos, especialmente em segurança, trânsito e readequação da linha após intervenções em diferentes cidades.
A renovação da concessão foi uma proposta da empresa Rumo Logística, atual concessionária, para sustentar um grande programa de investimentos na Malha Paulista.
O foco principal deve ser a modernização do tronco principal, que vai do Noroeste Paulista, na região de Rio Preto, até o porto de Santos. O tronco deve ser ligado a uma grande ferrovia até o Norte do país.
Mas há expectativa de retomada de ramais como o de Panorama e até abertura para que empresas menos assumam operações nestes trechos.
A renovação da concessão ainda depende de novo projeto a ser apresentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que vai definir prazos, valores e formas de investimentos na retomada dos ramais.