Marília

Encontro discute descarte de resíduos e energia sustentável em Marília

Encontro discute descarte de resíduos e energia sustentável em Marília

Prefeitos da região, vereadores, técnicos de diferentes áreas e ambientalistas participaram nesta quarta-feira em Marília do encontro Visão 2030, Descarte de Resíduos e Energia, que discutiu formas sustentáveis de destinação de lixo e alternativas sustentáveis de geração e uso de energia.

O encontro trouxe para a cidade especialistas e ambientalistas de atuação nacional, como engenheiro finlandês Eerikki Riippa, o analista de sistemas Alexandre Carvalho e o presidente do PEN (Partido Ecológico Nacional).

Promovido pela empresa Domotyk em parceria com a Unimar, o evento atraiu prefeitos de pelo menos sete cidades, vereadores e diferentes profissionais para conhecer mais sobre tecnologia de uso sustentável e sistemas de destinação de resíduos de forma ambientalmente correta.

 “É uma inovação, um primeiro passo, muito importante. O setor de renováveis precisa de união por um segmento que não tem mais volta, é permanente. O que a Unimar faz é algo inovador que a gente espera poder auxiliar”, disse Alexandre Carvalho, sócio da Enersud, uma empresa de soluções em energia sustentável.

Carvalho diz que o conhecimento e discussões sobre o tema são sempre muito superficiais e é preciso disseminar nas cidades mais informações. ”A gente tem sempre que olhar pra frente, o resultado da sustentabilidade se dá em médio e longo prazos.”

Para Eerikk Riippa, o encontro é importante como forma de buscar vontade política e envolvimento dos serviços públicos nas medidas de soluções em descarte de resíduos.

“Acredito que esse tipo de encontro é um promotor de novas idéias e a gente espera que os setores públicos e empresários entendam e usem esses sistemas em favor de limpeza, mas também de saúde pública, para problemas como mosquitos e a proliferação de febres.”

A pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, disse que a Unimar tem inúmeras atividades em cursos e com relação com a comunidade para sustentabilidade e a promoção do evento encontra uma vocação da universidade.

“A Unimar sempre tem essa preocupação com a responsabilidade sócio-ambiental, ela tem inúmeras iniciativas que vão até o projeto que permite descarta de material apreendido pela Receita que é transformado em álcool gel e higienizantes. “

Para Fernanda, levar os eventos para a Universidade representa dizer “estamos preocupados, mas estamos cumprindo nosso papel”. “Agora é hora de a gente unir forças mesmo.”

“Quando iniciei a organização do trabalho a intenção era criar uma fundação, que foi instituída, a Fundação Ecológica Nacional, mas descobrimos que a Fundação sem atuação política não teria o que fazer. Hoje temos bancada em Brasília, deputados em São Paulo e centenas de prefeitos e vereadores. Tudo em foco da sustentabilidade, que é na verdade defesa da vida”, disse Barroso, do PEN.