Um encontro com direito a curso destinado a motoristas de transporte escolar de Marília vai discutir nesta quarta-feira em Marília os cuidados e riscos com sucateamento de veículos e exigências legais de manutenção e condução no trabalho.
O curso será apresentado durante encontro de motoristas ligados à Acotema, a associação dos condutores de transporte escolar na cidade, que deve eleger também nova diretoria no encontro. A reunião começa às 19h na Câmara e o curso tem início previsto para 20h. A participação é aberta e os organizadores pedem doação de dois pacotes de fraldas descartáveis.
A iniciativa foi tomada após acidente no dia 26 de fevereiro em que um ônibus escolar caiu em uma ribanceira e provocou ferimentos em 14 estudantes em um acidente provocado por duas falhas de manutenção: falta de freios no ônibus e uma rua esburacada sem cuidados públicos.
Alunos e familiares tratam o motorista, de 64 anos, como herói, já que ele conseguiu desviar o veículo de uma ribanceira com elo menos 60 metros, mas a pane do sistema de freios serve como alerta para manutenção e responsabilidade dos condutores.
O curso terá a orientação do especialista em segurança de trânsito Marcos Farto, policial militar que participa de treinamentos e atualização constantes e faz palestras em empresas e grupos de toda a região sobre legislação e segurança.
“Será apenas uma hora e com o simples custo de dois pacotes de fraldas geriátricas para ajudar outros que precisam muito mais do que nós”, explica Farto. O curso tem apoio do Rotary Club de Marília Coroados, que promove palestras c om Farto em diferentes encontros na cidade. As palestras são gratuitas e direcionadas de acordo com o público, em empreaas ou para motoristas em geral.