Marília

Encontro na sexta lança campanha eleitoral para Conselho Tutelar

Conselheiros durante divulgação de trabalho – Arquivo/Giro Marília
Conselheiros durante divulgação de trabalho – Arquivo/Giro Marília

A campanha eleitoral para eleição dos dez conselheiros tutelares de Marília começa nesta sexta-feira após encontro para apresentação de legislação e limites impostos aos candidatos. A cidade tem 234 nomes disputando as vagas, que valem emprego de quatro anos com salário de R$ 3.003.

O encontro está marcado para 19h30, no Espaço Cultural. Os candidatos foram selecionados em prova escrita que exigia mínimo de 60% de acerto e foi aplicada em julho. “Sexta-feira vamos transmitir todas as orientações. O candidato que não puder comparecer poderá ser representado por uma pessoa de confiança”, explicou Lúcia Helena Chagas, secretária executiva dos conselhos municipais.

A eleição para o conselho acontece no dia 4 de outubro. Podem votar todos os eleitores de Marília com idades a partir de 16 anos. Os eleitos serão empossados em janeiro de 2016. “A campanha, com toda a certeza será bastante intensa”, prevê Lucia.

A cidade tem dois conselhos – um para cada grupo de cem mil habitantes – responsáveis por zelas pelo cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente nos casos de exposição da criança e adolescente a riscos, envolvimento em casos de violência e situação de abandono, entre outros. O órgão trabalha ainda em campanhas de prevenção e divulgação dos direitos.