Foi assinado neste sábado em Campinas o termo de cessão de uso de um terreno de 18,6 mil m² da União que vai abrigar a Famema e serviços do Tribunal Regional Federal em Marília. A área, que durante muitos anos abrigou o Instituto Brasileiro do Café, na avenida Tiradentes, estava ociosa há quase 30 anos, desde que o prédio foi demolido após incêndio.
A área devera ser usada para implantação de uma unidade de atendimento ambulatorial SUS com recurso da Secretaria de Estado da Saúde, que deve prestar até 1.500 atendimentos por dia.
O espaço deve concentrar consultas e procedimentos ambulatoriais prestados em prédios da Famema e imóveis alugados. A Famema gasta aproximadamente R$ 1,5 milhão ao ano com aluguéis.
Ainda não há previsão de prazos para início das obras de implantação, que dependem de recursos do governo do Estado.
O prefeito Daniel Alonso disse ao Giro Marília que desde a posse tem trabalhado junto ao governo federal e ao Estado em relação a áreas ociosas, inclusive este espaço.
“É a primeira que a gente consegue definitivamente ter a posse e não teria uma destinação melhor que ampliar atendimento do Hospital das Clínicas. Será um grande ambulatório, em posição estratégica, de fácil acesso.”
Segundo prefeito, a medida é uma solução inteligente, a área tinha a previsão de instalação do Tribunal que usaria toda a área. Conseguimos negociar no sentido de fazer uma estrutura vertical.
A ocupação do espaço ainda prevê a abertura de ruas na região, com plano de mobilidade urbana, inclusive com transposição pela ferrovia para criar nova opção de acesso da avenida Tiradentes até a Esmeraldas.
Além da área na avenida Tiradentes, a Famema deve ser contemplada com espaço no Parque Tecnológico, no distrito de Lácio, para construção de sede das faculdades de medicina e enfermagem.
A solenidade teve a presença do secretário de Patrimônio da União, Sidrack Correia de Oliveira Neto, e do superintendente do Ministério do Planejamento, Robson Tuma, além do prefeito Daniel Alonso, do diretor da Famema, Valdeir Queiroz e do ex-prefeito Vinícius Camarinha.
“A equipe esta dando um exemplo de ação, compartilhamento. Cumprimento o prefeito de Marília, o Daniel que a partir de hoje tem inicio de um sonho se realizando e aumentando suas responsabilidades para com o povo do município”, disse Sidrack Correia.
A assinatura aconteceu em Campinas por uma decisão de organização de atividades da Secretaria de Patrimônio, que no mesmo dia fez a transferência de patrimônio para aquela cidade.