Lojistas de diferentes segmentos em Marília participaram nesta sexta-feira de um encontro com técnicos da Associação Comercial e Sebrae para discutir inovações e medidas para ampliar vendas em maio, que aproveita o apelo do dia das Mães.
“O Dia das Mães envolve uma série de pequenos mimos, como rosas e chocolates, e oferecer kits promocionais como opção de presente, que podem aumentar as vendas e, até, cativar clientes para outras ocasiões”, disse o presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, ao agendar um encontro semelhante a este mensalmente.
A vitrine e a decoração da loja também merecem uma atenção especial nessa época para chamar a atenção do consumidor, segundo a consultora do Sebrae presente no encontro realizado no auditório da Acim, Marina Gonçalves Ferreira.
“As lojas de roupas, calçados, perfumaria, acessórios, eletroeletrônicos e eletrodomésticos são as mais procuradas no período, de acordo com pesquisa de intenção de compra realizada recentemente”, disse a representante do Sebrae. “O simples aumento do fluxo de pessoas na loja não garante a concretização da venda”, lembrou. A consultora apresentou três dicas básicas:
– Preparar o estabelecimento com uma decoração personalizada
– Treinar os funcionários para que prestem um atendimento diferenciado
– Criação de vales-presentes e kits promocionais
“Os kits promocionais além de atrair clientes que buscam ofertas, ajudam os indecisos a realizarem a compra”, disse a consultora do Sebrae.“
Segundo o vice-presidente da diretoria da Acim, Manoel Batista de Oliveira, presente no encontro, na vitrine, por exemplo, é preciso destacar apenas os produtos com maior apelo à data como sapatos, bolsas, vestidos, pijamas, perfumes, kit de maquiagem. “Expor itens demais pode deixar a vitrine poluída, confusa e pouco atrativa”, disse.
“O lojista pode criar uma embalagem colorida e atraente para quem não sabe qual presente levar. Essa é uma prática comum no varejo e atinge diretamente o público indeciso”, falou o superintendente da Acim, José augusto Gomes.