Marília

Engenheiro e ex-vereador pede comissão contra prefeito por atuação no MAC

Engenheiro e ex-vereador pede comissão contra prefeito por atuação no MAC

O engenheiro Roberto Monteiro, ex-vereador em Marília, apresentou à Câmara da cidade um ofício com denúncia e pedido de formação de uma comissão processante destinada a investigar a atuação do prefeito Daniel Alonso na gestão do MAC (Marília Atlético Clube).

O documento acusa ilegalidade e confrontos éticos na atuação e inclui um pedido para que ao final da apuração dos vereadores aprovem a cassação do mandato.

Segundo a denúncia, a Lei Orgânica do Município proíbe que o prefeito desempenhe funçlão de direção em empresa privada. 

O MAC atua como associação privada e, segundo o engenheiro, até o pedido de recuperação judicial apresentado pelo próprio clube interpreta a gestão como uma entidade privada a ser beneficiada como empresa no procedimento.

A denúncia também aponta indicação de diversos assessores de cargos comissionados na prefeitura para ocuparem o conselho do clube, responsável por aprovar medidas da gestão do presidente.

O documento cita também assinatura de convênio para competições, como a Copa SP, sem aprovação pela Câmara e lista gastos públicos com o Estádio – que é municipal – mas que beneficiam o MAC.

“Confunde-se administração pública em meio ao interesse privado quando o presidente do Marília Atlético Clube, Daniel Alonso, solicita apoio ao prefeito de Marília, Daniel Alonso”, diz o documento.

A formação ou não de comissão processante sobre o caso depende de aprovação pelos vereadores com maioria simples dos votos.

Em casos recentes, todos os pedidos de investigação foram derrubados com maioria absoluta a favor do prefeito e apenas dois a favor da investigação – Eduardo Nascimento, presidente na Casa, e Osvaldo Fefin -.