Marília - Diferentes entidades civis de Marília convocam a fase municipal da Conferência de Meio Ambiente em Marília, que a prefeitura ignorou e qualquer cidadão pode apoiar.
Moradores podem participar na convocação com assinatura no formulário de registro do evento – aqui -. Deve ocorrer em janeiro, nos dias 24 e 25.
A conferência é um evento nacional para envolver a comunidade, poder público e todos os segmentos envolvidos com cuidado ambiental.
A Prefeitura já deveria ter convocado o evento em Marília. Não fez e o grupo de entidades aproveita brecha nas regras de organização.
Entidades convocam conferência
A convocação pelas entidades precisa envolver pelo menos três instituições e tem prazo entre 27 e 30 de dezembro deste ano.
O chamado tem participação da ONG Origem. da Matra, Templo das Águas de Yemanja e Caritas Diocesana.
Recebeu também apoio dos sindicatos dos Metalúrgicos, Alimentação, Químicos, Construção Civil, Motoristas, Gráficos e Servidores Municipais.
A conferência do meio ambiente
As conferências oferecem uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais se capacitem. Também fortalece a governança ambiental local.
Além disso, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais.
Os participantes vão poder apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática.
Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos/nas delegados/as. Os representantes vão à conferência estadual, em março.
O debate envolve temas em cinco eixos de atuação, veja abaixo:
- Mitigação
- Adaptação e preparação para desastres
- Justiça climática
- Transformação ecológica
- Governança e educação ambiental.