Marília

Entrega de insulina atrasa e pacientes protestam em Marília

Entrega de insulina atrasa e pacientes protestam em Marília

Um grupo de pacientes que recebe insulina de forma gratuita da rede pública de saúde promoveu uma manifestação em frente à Farmácia Medex (sigla para Medicamentos Excepcionais) para protestar contra a falta do medicamento. Eles denunciam 40 dias de atraso na entrega, feita pela rede estadual de Saúde.

As entregas são tradicionalmente feitas às segundas, quartas e sextas-feiras. Mas os pacientes acumulam dias sem receber a insulina, de uso constante e alto custo. “A gente vinha na segunda mandam voltar na quarta. Vem na quarta manda voltar na sexta”, diz uma das manifestantes, que foi buscar insulina para o marido.

É uma situação recorrente e os problemas com a Medex e o fornecimento da insulina lantus tem se repetido em Marília. É um tipo de insulina aplicada uma vez ao dia, de efeito longo e prolongado.

Além dos riscos para a saúde, a demora provoca situações de transtorno, como as seguidas viagens até a farmácia para retirada e a preocupação pelos dias sem remédio.

“Até alguns dias ainda alguém tinha, outro tinha e então havia trocas. Mas acabou, chegou no limite”, disse a paciente. Os manifestantes conseguiram contato com a direção da Medex, que prometeu regularizar o fornecimento da insulina nesta quarta-feira.