Uma solenidade no auditório da Reitoria da Unimar (Universidade de Marília) entregou nesta quinta-feira medalhas instituídas oficialmente pelo Governo do Estado para celebrar os 50 anos de atividade do 9º Batalhão de Polícia Militar no Interior, com sede em Marília.
Personalidades da região com atuação nacional e internacional e outros nomes de profissionais com histórico de apoio à instituição foram homenageados.
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva; o diretor do grupo PPA e vice-prefeito de Garça, Flávio Peres, e o empresário Chikao Nishimura, do grupo Jacto, de Pompéia, foram alguns dos nomes. Policiais que de alguma forma se destacaram também foram homenageados, inclusive oficiais que hoje estão na reserva.
Famílias dos agraciados acompanharam a solenidade que levou para a Unimar dirigentes e representantes de importantes níveis e serviços da Polícia Militar e da segurança Pública no Estado e na região.
O tenente-coronel Alexandre Ledo, comandante do batalhão, disse que o dia é festivo para toda a região e destacou a presença de autoridades incluindo comando do centro de Operações da PM em São Paulo, que é o maior da América Latina.
“E podemos homenagear que pessoas que projetaram a região, que investiram em educação, em saúde, em desenvolvimento e tudo isso impacta em segurança, em qualidade de vida e isso ajuda o policiamento.”
A homenagem tem impacto estadual e previsão legal, com regulamentação pelo governador do Estado, destacou o oficial, que tem história de formação pessoal e de atuação em Marília. Já como segundo tenente, em início de carreira, esteve na cidade na década de 1990. Desde fevereiro é o comandante do Batalhão.
Citou a dedicação dos policiais em diferentes momentos, inclusive durante a pandemia de Covid e lembrou a perda de oficiais e praças com a doença. Disse que a PM, assim como a saúde, foi sempre linha de frente no atendimento aos cidadãos.
Como a homenagem tem status estadual, todos os nomes são registrados no acervo do Museu do Ipiranga com outras honrarias estaduais.
O reitor da Unimar ressaltou a importância do evento e da corporação na cidade e disse que as presenças de autoridades e a relação de homenageados é um sinal desta relevância.
“É uma grande incumbência receber as autoridades, uma responsabilidade com essa medalha, e quero dizer que estamos extremamente felizes e agradecidos pela Polícia estar conosco, fazer uma ligação maior com a população.”
Lembrou que a Universidade sempre recebeu muitos policiais e sempre foi aberta para atuação conjunta com a PM, inclusive na ajuda à manutenção de serviços e cuidados que vão de animais a investimentos em estrutura.
“E muitos dos nossos alunos são policiais. Existe sempre uma união e isso é muito bom. Não fosse essa estrutura de segurança, de apoio, ficaria muito difícil administrar uma estrutura tão grande de milhares de estudantes, de toda comunidade. Essa casa faz parte da vida e da atuação do Batalhão.”
Confira na galeria mais fotos do evento. Encontrou a sua? Clique na seta do lado direito inferior para fazer download do arquivo.