Marília

Epidemia de dengue põe a cidade em estado de emergência

Agente de saúde faz vistoria em imóvel
Agente de saúde faz vistoria em imóvel

A partir desta sexta-feira (6) Marília entra em Estado de Emergência em função da epidemia de dengue que atinge pelo menos 39 pacientes por dia, entope postos de saúde e ameaça a vida de moradores em todos os bairros.

Segundo dados oficiais, até o dia 4 de fevereiro, o Setor de Vigilância Epidemiológica contabiliza 1.414 casos autóctones na cidade, mais da metade de todos os casos registrados em 2014. Ainda assim, mesmo com número alto, pode estar subestimado. Muitos pacientes não procuram a rede pública.

A nova condição dá à prefeitura maior liberdade para requisitar pessoal e fazer contratos de emergência para estruturas de atendimento e controle da doença. Ainda não há um cronograma de medidas ou gastos.

O decreto para colocar o município em Estado de Emergência será publicado no diário oficial de amanhã, dia 6, mas foi anunciado hoje em nota distribuída pela administração municipal.

A prefeitura deve intensificar ainda multas e notificações de moradores para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo a nota oficial, neste ano 215 proprietários de imóveis foram autuados e 1787 notificações para limpeza de terrenos foram emitidas.

MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

A cidade vai adotar também medidas administrativas para difundir campanha de prevenção. Alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino serão envolvidos como multiplicadores de informação. Controle da doença deve ser o tema de atividades na volta às aulas.

Um informativo apresentado há dez dias com um check list das medidas de controle dentro das residências será entregue aos estudantes, além da distribuição porta a porta na cidade. A nota informa ainda que na próxima semana deve ser instalada uma unidade de saúde dedicada exclusivamente ao atendimento dos casos de dengue.

Outra medida é a capacitação e treinamento de mais de 100 profissionais da área da saúde – entre médicos e enfermeiros – das unidades municipais de atendimento para a checagem e classificação de novos casos suspeitos de dengue na cidade.

Mais informações sobre as medidas contra a epidemia ou sobre participação na campanha podem ser obtidas na Ouvidoria do Município pelo telefone 800-77-66-111.