Começa nesta segunda-feira o programa de orientação e atendimento a estudantes nas escolas públicas e privadas de Marília para encaminhamento de medidas oficiais de prevenção e controle de transmissões do coronavírus, mas todas as unidades estarão abertas em Marília.
A cidade apresenta oficialmente apenas um caso suspeito de coranvírus, que não tem ainda proliferação no interior do Estado. Ainda assim, as diretrizes de prevenção atingem todos os municípios, o que vai provocar impactos locais. O Governo também suspendeu eventos oficiais com mais de 500 pessoas.
Segundo um balanço da Secretaria Estadual de Saúde, Sâo PAulo registra 65 casos confirmados, dos quais 62 residem na Capital, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos e 1 em Carapicuíba. O Estado também registra 752 casos suspeitos e 545 descartados.
Veja informações já divulgadas pela rede estadual e privada sobre atendimento em Marília
REDE ESTADUAL
Todas as escolas vão receber alunos. Professores, coordenadores e dirigentes de todas as unidades estão convocados a estar nas unidades. A falta de alunos será abonada. Uma videoconferência pela manhã deve apresentar novos detalhes da gestão e orientar as medidas. A previsão é que apenas a partir do dia 23, na próxima semana, as escolas fechem totalmente.
Fatecs e Etecs
Fatec e Etec de Marília já receberam comunicado para acompanhar a orientação da rede estadual. Assim, devem fazer também a recepção dos alunos com orientações, abonar faltas e preveem fechamento dia 23.
Escolas privadas
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, que representa escolas particulares, assinou um comunicado conjunto com o governo do Estado em que orienta fechamento gradual das unidades.
Os colégios estão adotando medidas próprias a partir do comunicado, mas todas as escolas estarão abertas nesta segunda.
O Colégio Cristo Rei, por exemplo, informou em comunicado oficial que vai definir nesta segunda os detalhes da programação, mas as aulas acontecem normalmente.
“A situação pede a colaboração de todos. Sendo assim, pedimos às famílias que evitem levar à escola crianças e adolescentes com sintomas de doenças contagiosas, como tosse, espirro, febre etc”, diz o comunicado.
O Colégio Esquema Único também divulgou comunicado oficial em que informa “presença facultativa” aos alunos mas que as aulas vão acontecer normalmente até que sejam regulamentadas novas medidas.
O Colégio Água Viva publicou aviso em que diz acompanhar as diretrizes do Estado para suspensão gradual, ou seja, abre normalmente com aulas nesta segunda.
“Também nesse período promoveremos atividades de intensificação de cuidados com a higiene e de contato com ambientes do nosso dia a dia, a exemplo do que já executamos nessa última semana, com ministração dessas orientações por profissionais da saúde.”