A avenida das Esmeraldas, o mais nobre corredor de trânsito e pedestres da cidade, vai enfrentar nos próximos 60 dias um pacote de obras e transformações justificados pela melhoria de trânsito e mobilidade.
A avenida, que faz ligação do centro com zona sul e um cinturão de condomínios de luxo, receberá nova sinalização, rotatórias e orientações de acesso. A região, uma das mais valorizadas da cidade, será ainda ponto de saída para a maior avenida da cidade, em implantação entre a zona leste e a esmeraldas.
De acordo com o secretário de Obras, Antônio Carlos Nasraui (Ninho) nos próximos 60 dias será implantado um projeto desenvolvido pelo professor da USP (Universidade de São Paulo), Antônio Clóvis Pinto Ferraz.
“O projeto prevê além dos semáforos, rebaixamento de guias nas esquinas, nova e impactante sinalização horizontal e vertical deixando a Avenida das Esmeraldas preparada para o futuro”, afirmou Ferraz.
O especialista disse ainda que está em andamento um estudo para melhorar o tráfego da Avenida Sampaio Vidal, com nova sinalização e semáforos modernos, mas a prefeitura não adiantou detalhes do projeto.
“Após a mudança para mão única no início da Avenida Vicente Ferreira, houve a percepção de congestionamento em alguns trechos das Esmeraldas, para melhorar essa situação serão instalados três grupos semafóricos”, disse o secretário de Obras.
A previsão de entrega de todo o projeto na Avenida das Esmeraldas é para janeiro de 2016. Não foram divulgados valores de investimento.
AS MUDANÇAS
Haverá semáforos nos cruzamentos com a Rua Braz Sampieri, na primeira esquina após a rotatória da Cicente Ferreira; na Rua das Ametistas (próximo ao Esmeraldas Shopping Center) e ainda no cruzamento com a Rua das Roseiras, onde havia uma rotatória que acabou desativada.
“São pontos estratégicos que irão desafogar o tráfego, importante também para os pedestres. A população também nos pedia essas intervenções, em dias de jogos, a situação era problemática na avenida.”
Uma rotatória que foi demarcada e sinalizada com tachões no chão no cruzamento com a Rua das Águas Marinhas deixará de existir. A rotatória da rua das Roseiras será reaberta e a avenida volta a ter passagem contínua paralela à linha do trem.
Além destas alterações, a avenida deve receber também o novo sistema de fiscalização por radares que está em contratação pela Emdurb, ainda em fase de licitação.