A Esquadrilha da Fumaça mostra pela primeira vez em Marília no próximo dia 28 manobras com novo avião adotado desde 2015, o A-29 Super Tucano, mais potente que o utilizado nas últimas apresentações. E esta não será a única novidade no show.
O grupo retoma pelo menos duas manobras que não eram mais realizadas: a Lancevak e a Chumbóide.
Na primeira, a aeronave faz um rasante para depois atingir voo muito alto, quando há um com corte de aceleração. O avião desce em cambalhotas, como se estivesse descontrolado. Na segunda manobra, o avião gira durante aceleração horizontal.
O evento poderá ser acompanhado na área interna do Aeroporto “Frank Miloye Milenkovich”, que receberá também brinquedos infláveis e camas elásticas para a diversão das crianças, e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Segunda corporação mais antiga na modalidade, a Esquadrilha da Fumaça acumula 3700 apresentações no Brasil e em 21 países. Tem sua sede na academia da Força Aérea, em Pirassununga, e não se apresentava em Marília desde 2009.
A apresentação envolve sete pilotos em voo e um “narrador”, no solo. As manobras envolvem formações com sete, quatro três e aviões, até um voo solo. Dura 35 minutos e com cerca de 50 acrobacias.
A Fumaça também voltou e com uma novidade: material ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.