Marília

Estação ambiental recém criada tem entulho e fogo; resposta será megaplantio

Estação ambiental recém criada tem entulho e fogo; resposta será megaplantio

Menos de uma semana depois de a prefeitura sancionar lei que cria a Estação de estudos Ambientais do Distrito de Padre Nóbrega, duas das principais áreas do projeto foram alvos de vandalismo, poluição e destruição. E a resposta será grande plantio de mudas a ser realizado no sábado, dia 29.

A primeira ação de poluição relatada envolve má conduta de uma empresa de caçambas, que voltou a despejar entulho de forma irregular em um terreno que foi a base para criação da estação.

Envolve área que foi a base para o projeto da estação, encontrada deteriorada e que passou por grande projeto de limpeza e recuperação. Houve novos despejos e nova limpeza. E no dia 26 quatro caminhões de entulho fizeram despejo no local.

“Só falta jogar em cima das placas de Proibido”, postou o presidente do Conselho de Turismo da cidade, Ivan evangelista Júnior, principal fomentador do projeto da Estação.

Ivan explica que a Estação Ambiental de Padre Nóbrega reúne vários núcleos de sustentabilidade. Além da área base no distrito, envolve também o Projeto Doce Futuro, instituição destinada a criação e preservação das abelhas nativas sem ferrão. E que também foi alvo dos vândalos.

“Na sexta-feira tocaram fogo num colchão jogado na calçada, do lado de fora, o vento soprou e as chamas se espalharam por toda a área”, explica Ivan.

Voluntários do projeto, com a ajuda da Defesa Civil, do Daem e dos Bombeiros, conseguiram salvar as colmeias. Mas tudo aconteceu em horário em que a maioria das abelhas operárias está em campo. Elas não conseguiram voltar às colmeias.

“Vai demorar um bom tempo para o pasto apícola ser revitalizado, para as árvores recém plantadas se recuperarem, para os pássaros voltarem a encontrar abrigo e alimentos e para que as pessoas sem o senso de pertencimento entendam que tudo está conectado”, lamentou Ivan.

Como resposta rápida contra a esse incêndio criminoso ,no próximo sábado 2/9 a partir das 8h estaremos fazendo um megaplantio de mudas de árvores nativas,

“Toda mão de obra voluntária será bem-vinda e quem tiver interesse em nós ajudar com doação de mudas só entrar em contato com Doce Futuro. Gratidão a todos”, diz a convocação do projeto.