Marília

Estadão - Ihoshi assina presença, deixa sessão, viaja e deve receber

Walter Ihoshi na fila do embarque antes das 10h, após assinar presença em sessão – Reprodução Estadão/Isabela Peron
Walter Ihoshi na fila do embarque antes das 10h, após assinar presença em sessão – Reprodução Estadão/Isabela Peron

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD) ganhou foto na capa do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira como um dos parlamentares que anteciparam saída de carnaval mas assinaram presença na Câmara para receber pagamento pelo dia não trabalhado ontem, quarta-feira (22).

Em nota, a assessoria de Ihoshi informa que o deputado deixou a sessão porque a sessão foi encerrada logo depois da abertura. Diz ainda que Ihoshi cumpriu agenda de compromissos em São Paulo e participou de votações na segunda e terça feiras até 22h (veja íntegra abaixo).

A foto divulgada pelo jornal, um dos principais do país, mostra Ihoshi na fila de embarque do aeroporto em Brasília por volta de 10h, pouco antes de a Câmara iniciar sessão que envolver aprovação de projetos e homenagem pelo centenário do Lions Club.

Segundo jornal, Ihoshi embarcou no voo 1449, da Gol, que decolou às 10h20, com destino ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista. A sessão foi aberta às 9h para apreciar acordos internacionais, que não foram votados por falta de quórum.

A Câmara chegou a fazer a homenagem ao Lions, mas logo depois suspendeu a sessão sem chamada nominal, que provocaria registro de falta para Ihoshi e outros deputados que anteciparam a saída de Carnaval.

“A folga de Carnaval dos deputados vai durar 12 dias. Os parlamentares só voltam ao trabalho no dia 6 de março”, diz a reportagem. 

Veja abaixo a nota oficial divulgada pela assessoria do deputado:

Em relação à matéria “Deputados antecipam carnaval e deixam Brasília nesta quarta”, veiculada no site do jornal ‘O Estado de S.Paulo’ e na capa da edição do impresso desta quinta-feira (23/2) que mostra o deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) no Aeroporto de Brasília depois de ter registrado presença no Plenário da Câmara dos Deputados o parlamentar esclarece que:

1. Estava na Câmara dos Deputados antes das 8h30 da manhã para cumprir agenda do dia que previa Sessão Deliberativa e, por isso, marcou sua presença no painel do Plenário.

2. A Sessão Deliberativa foi aberta e encerrada logo em seguida, motivo pelo qual o Deputado voltou para sua base eleitoral no estado de São Paulo.

3. O parlamentar havia participado das sessões Deliberativas da segunda-feira e da terça-feira, dia em que o Plenário esteve reunido até por volta das 22horas para votação da Medida Provisória 747/16, que estabelece novos prazos para regularização de emissoras de rádio e TV, com interesse especial das rádios comunitárias. A MP foi aprovada e seguiu para deliberação do Senado.

4. O retorno do deputado Walter Ihoshi a São Paulo na manhã desta quarta-feira, depois de canceladas as deliberações no Plenário da Câmara dos Deputados, permitiu que ele cumprisse agenda local, como um encontro com representantes de entidades de classe e empresários às 13h30, conforme consta da agenda do parlamentar.