Campanha do governo do Estado incentiva exames contra câncer de próstata, mas a falta do AME (Ambulatório Médico de Especialidade) deixa Marília fora da lista. O prazo leva a perda além: é uma situação que se repete há dez anos.
O check-up é parte do programa “Filho que ama leva o pai ao AME” e que funciona desde março de 2014. Inclusive, oferece facilidades como agendamento pelo telefone 0800-779-0000. A direção regional oferece, contudo, Marília não tem AME, só as promessas.
Teve promessas em 2018, ano de campanha eleitoral, até com briga política sobre o prédio que deveria abrigar a unidade. Teve novas promessas em 2020, mais um ano eleitoral. E nada.
Deixa Marília fora
A nova campanha de incentivo mostra que os procedimentos em Ourinhos, Tupã, Presidente Prudente, Araçatuba e Bauru, entre outras cidades.
“O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece check-up gratuito para homens com idade a partir de 50 anos no decorrer do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de próstata”, diz o comunicado oficial.
Os exames ocorrem aos sábados durante todo o ano. Mas por que lembrar disso agora? Porque o governo do Estado acaba de lançar campanha de incentivo aos exames como parte da campanha Novembro Azul.
É um mês dedicado a divulgar medidas de prevenção contra o câncer de próstata e a oferta do programa envolve apelo emocional com as famílias.
O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem. Na semana logo após, passa por consultas com cardiologista e urologista para avaliação dos exames.
Depois disso, em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais procedimentos, com acompanhamento e tratamento.
Confira no comunicado oficial do governo a lista completa de cidades com AME.