Marília

Estiagem e consumo em alta deixam reservas de água em alerta

Estiagem e consumo em alta deixam reservas de água em alerta

Longo período de estiagem aliado a consumo em alta por um inverno de dias quentes e situações de desperdícios estão provocando inícios de tarde com riscos de desabastecimento em diversos bairros de Marília.

No  início da tarde desta segunda a cidade já tinha reservatórios com estado de alerta. às 15h, quatro deles tinham menos de 50% de sua capacidade. 

A situação é considerada crítica quando os reservatórios atingem menos de 20%. Às 15h, o Distrito Inustrial tinha 20%, o Fragata 22%, Nova Marília com 30% e República com 48% de sua capacidade. 

O reservatório do Distrito Industrial chegou a 20% de abastecimento e a Nova Marília tinha 307%. Cascata com 55% e Primavera com 56% estavam em nível de atenção.

Segundo a direção do Daem, a situação tem sido comum por causa da estiagem e redução na capacidade de captação de água no Rio do Peixe. O departamento aponta que os níveis são reestabelecidos à noite.

Ainda de acordo com o Daem, sem previsão animadora de chuvas a cidade pode chegar até o final do ano nessa situação.

Por isso o departamento reforça pedido para que os moradores economizem, evitem lavar calçadas e áreas externas, usem caixas de água e fazem aproveitamento consciente da água.

Alguns bairros de Marília chegaram a registrar sinais de garoa nesta segunda, resultado de uma frente que passa pelo sul e centro do Estado a caminho do litoral. Cidades de São Paulo podem ter chuvas esparsas até amanha, mas na quarta o céu deve estar claro em todo o Estado, segundo o Instituto de Meteorologia da Unesp em Bauru