Acadêmicos da Fatec Shunji Nishimura de Pompeia participaram de campanha de doação de sangue idealizada na disciplina de Ética Profissional e Meio Ambiente do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão. Nos dias 16 e 17 de novembro, cerca de cem estudantes compareceram ao Hemocentro da Famema para doar sangue.
“É importante salientar que a iniciativa do ato é dos alunos. Na matéria de Ética Profissional e Meio Ambiente, eles procuram atividades para mobilizar a população. Isso pode ser em qualquer área, desde campanhas filantrópicas até práticas esportivas. Neste mês, um dos grupos de estudantes, sugeriu a doação de sangue”, explica o assistente da direção da Fatec Shunji Nishimura, José Amílcar.
Segundo Amílcar, a ideia foi compartilhada por outros alunos, professores e até parcerias com empresas e instituições para dar suporte, como alimentação e transporte de Pompeia até o Hemocentro. “Por um motivo importante, a campanha mobilizou também a cidade”, destacou.
A disciplina de Ética Profissional e Meio Ambiente do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão possibilita ações como a campanha de doação de sangue.
“Ouvi no rádio a situação crítica dos estoques de sangue do Hemocentro e que apenas as cirurgias de urgência estavam confirmadas. Levei a sugestão ao grupo, que aceitou promover a campanha. Procuramos a Santa Casa de Pompeia e depois o Hemocentro. Tivemos uma grande adesão e estamos colaborando para melhorar os níveis dos estoques de sangue”, mencionou a aluna, Bianca Zoratti.
“A frequência dos doadores tem oscilado muito. Nos últimos dias melhorou um pouco. Mesmo assim, estamos fazendo campanhas e parcerias quase todo dia. Já estamos preocupados com o final de ano. Contamos com a participação dos doadores”, comentou a assistente social do Hemocentro, Dayane Galletti.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.