Marília - Um evento nesta quinta-feira em Marília apresentar a empresários de Marília e região orientações e incentiva vendas de alimentos a países e mercados muçulmanos. O alvo é mostrar potencial econômico e as exigências técnicas específicas.
O objetivo é informar sobre os chamados alimentos halal são produtos que respeitam certas tradições religiosas e culturais. O seminário também mostra eixos de aproximação comercial.
O evento é uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)
“Pouca gente sabe, mas o Brasil já é uma potência em alimentos halal”, afirma Fernanda Dantas, gerente do projeto Halal do Brasil.
“Somos os maiores exportadores mundiais de proteína animal halal e os maiores fornecedores de alimentos para os 57 países da OCI, a Organização para Cooperação Islâmica”, afirmou.
Mercados muçulmanos em alta
Segundo dados compilados pela Câmara Árabe, em 2024, o Brasil exportou quase US$ 6 bilhões em carne de frango e derivados bovinos com certificação halal.
O país também consolidou a liderança no fornecimento de alimentos aos países da OCI. Vendeu ao bloco cerca de US$ 23 bilhões no ano de 2023.
Dantas afirma, no entanto, que a participação do Brasil no mercado halal ainda está abaixo do potencial.
Segundo explica, as vendas brasileiras são prevalentes em produtos básicos, como carnes, açúcar, grãos e café. Há pouca inserção de produtos industrializados, pela baixa disponibilidade de itens certificados para exportação.
No evento que incentiva as vendas aos mercados muçulmanos ela vai mostrar qie o Brasil envia só 9% de tudo o que o bloco importa.
Outro dado relevante é que o mercado mundial de alimentação halal, considerando a população muçulmana mundial, de 1,9 bilhão de pessoas. E movimenta hoje cerca de US$ 1,4 trilhão por ano, segundo o The State of Islamic Economy Report de 2024.
Esta é a oportunidade que Dantas pretende mostrar no seminário. “Vamos falar sobre como obter a certificação halal, sobre as experiências das empresas que apoiamos em suas incursões no mundo muçulmano. E também sobre como o projeto Halal do Brasil pode apoiar indústrias no objetivo de exportar alimentos halal”, afirma.
O projeto incentiva participação em feiras de alimentos e bebidas e rodadas de negócios entre empresas e compradores.
Serviço:
Seminário “Como o halal impulsionará a internacionalização da sua marca”.
Marília
.Dia 13 de fevereiro, às 9 horas
CIESP Alta Paulista
Rua Araraquara, 315, Centro
Inscrições – aqui –