O ex-prefeito de Bauru Rodrigo Agostinho, que cumpriu dois mandatos entre 2008 e 2016, anunciou sua filiação ao PSB, do vice-governador Márcio França, e deve disputar uma vaga de deputado federal pelo partido. A decisão encerra meses de negociação do ex-prefeito com diferentes partidos.
A medida também pode embolar em algumas cidades da região a disputa do PSB por votos de representantes locais. Nos últimos dias o próprio Márcio França divulgou a possibilidade do ex-prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, disputar vaga na Câmara Federal pelo partido. Vinícius avalia a decisão.
“Acabei pesando o lado ideológico com a estrutura que o PSB tem, é um partido com uma capilaridade grande no Interior do estado. Tive boas conversas com outros partidos, como o Rede e o Podemos, foram os dois com quem eu mais falei além do PSB, e agradeço muito a todos que me convidaram”, divulgou o ex-prefeito de Bauru.
Além da cidade sede, Rodrigo busca aproveitar a influência de Bauru em cidades próximas como Duartina, Gália, Garça e municípios em torno delas, cidades onde pode haver disputa de votos com candidatos de Marília.
A disputa é embolada ainda pelos candidatos já em mandato que devem tentar reeleição – Walter Ihosi, com base eleitoral em Marília, Milton Monti (São Manuel), Evandro Gussi (Tupã) e Capitão Augusto (Ourinhos), além de deputados que buscam ampliar inserção na região, como Guilherme Mussi, de São Paulo.
Na eleição de 2014, o PSB elegeu três deputados federais no Estado. O comunicador Flávio Augusto da Silva, ligado a movimentos religiosos, foi o candidato eleito com menos votos – 90.437 votos.