Marília

Exaustão, sobrecarga, Kombi velha – Conselho pede medidas urgentes na Saúde em Marília

Exaustão, sobrecarga, Kombi velha – Conselho pede medidas urgentes na Saúde em Marília

A mais recente reunião do Conselho Municipal de Saúde em Marília repetiu roteiro de meses com denúncias de deficiências em serviços públicos na cidade e lista problemas que vão de trabalhadores “super sobrecarregados” e situações de “exaustão” a transporte com “Kombi velha totalmente danificada”.

Os apontamentos estão em relação com 18 recomendações publicadas pelo órgãos na cidade. Algumas se repetem de forma mais intensificada, como a necessidade de contratações.

Em quase todos o conselho reitera demandas já apresentadas. Em outros recomenda medidas como manutenção em tablets usados pelos agentes de saúde em atendimento nos bairros.

Alguns casos tratam de condições para áreas que são alvos de repetidas campanhas, como Saúde Mental.

O órgão pede medidas como a contratação de cinco Psiquiatras, 14 psicólogos e oito terapeutas.

“Por falta desse número de profissionais dentro da Saúde
Mental os Trabalhadores estão super sobrecarregados levando os mesmos a exaustão pois zelam por um serviço de qualidade sendo acompanhado de perto por esse Conselho”, diz a ata da reunião.

Repete ainda recomendação sobre as filas em especialidades e pede a contratação de consultas em Ortopedia, Neurologia, Oftalmologia em vária especialidade, Reumatologia, Ginecologia especializada, Pediatria, Odontologia Especialidade e outras bem como exames de imagem.

“Recomenda se ao Executivo Municipal que estude um Projeto junto ao Gestor da Pasta em Conjunto com a Equipe Técnica para Assistência Especifica á Ginecologia para atendimento as Mulheres Usuárias do SUS pelo ao menos uma vez ao ano”, diz o documento.

Um conselho ‘urgente’ foi atendido neste sábado: a nomeação do novo secretário titular para a pasta. O médico Osvaldo Ferioli, que respondia pela pasta como secretário adjunto, foi efetivado como secretário.

Ferioli respondia interinamente desde a saída do médico Sérgio Nechar, que assumiu vaga como suplente na Câmara após o falecimento do vereador Ivan Luís do Nascimento, o Ivan Negão.