Marília - A exposição Fragmentos da Covid-19 abre acesso a partir deste sábado, dia 8, e reúne fotos que atingem o público como relatos da pandemia em Marília. Vai ficar aberta até 1 de março.
É parte do trabalho do coletivo RUP (Retratos de Uma Pandemia) com fotografias de João Carvalho, Rodrigo Alcântara e Wellington Oliveira (Índio), captadas entre 2020 e 2022. O objetivo foi documentar os impactos da pandemia de coronavírus na cidade de Marília (SP).
A partir das às 16h, o público poderá explorar um rico acervo visual que aborda diferentes aspectos da crise sanitária em quatro eixos.
Mostra leitura dos profissionais para situações de isolamento social, testagem em massa, internações ou mortes e a vacinação.
As imagens também destacam momentos marcantes, como solidariedade, protestos pela reabertura do comércio e manifestações pela vida. Vai além com homenagem aos trabalhadores que enfrentaram a pandemia na linha de frente.
Busca não apenas retratar um dos momentos mais desafiadores da história recente, mas também preservar a memória coletiva. Oferece uma reflexão sobre as experiências vividas pela população local durante a crise global, diz o texto de apresentação.
Mais do que uma documentação histórica, a exposição é o reconhecimento às vítimas da COVID-19 e aos profissionais que se dedicaram incansavelmente ao combate ao vírus.
A mostra é gratuita e poderá ser visitada entre terça e sexta das 9h às 17h e aos sábados das 13h às 17h. A Galeria de Artes de Marília fica na Avenida Sampaio Vidal, 245, Marília. A exposição tem recursos da Lei Federal Paulo Gustavo.