Projetos de Arquitetura e Urbanismo do arquiteto Ginez Velanga, um premiado profissional que entre muitas obras assinou o planejamento do prédio que abriga o Paço Municipal de Marília ganha a partir desta terça-feira (23) uma exposição no campus da Universidade de Marília (Unimar).
A mostra é organizada pela Comissão de Registros Históricos e será aberta às 10h no auditório da reitoria da Unimar. A iniciativa, que resgata a obra e o talento de uma das principais referências em urbanismo e arquitetura de Marília e do Interior de São Paulo.
Ginez Velanga atuou em Marília entre os anos 50 e 2000. Era recém-formado quando participou do projeto do Paço Municipal com Miguel Badra Júnior em um momento de expansão urbana e desenvolvimento econômico.
Foi responsável por diferentes projetos públicos com atuação junto à Prefeitura, onde ocupou cargos de diretor do setor de Obras e de Urbanismo na década de 60. Também foi um profissional engajamento com discussões e propostas de planejamento urbano, mobilidade e acessibilidade. Nos anos 70 e 80 desenvolveu projetos para residências, empresas e grandes prestadores de serviços.
O trabalho e as ideias de espaços públicos limpos, funcionais e sem ‘cosmética’ influenciaram o trabalho e formação do filho, Custódio Velanga, que tornou-se também um arquiteto de expressão e envolvimento em debates do planejamento urbano na cidade.
Mas sua atuação acabou mais consagrada pelo sucesso do projeto para o Paço Municipal, que envolve os prédios da Prefeitura e da Câmara de Marília.
O projeto foi premiado na Bienal de Arquitetura da Colômbia, duas vezes no Salão Paulista de Artes e no Salão Carioca de Artes, entre 1956 e 1958, como uma proposta de arquitetura racionalista dos anos 50, com destaque para liberdade de uso e amplas áreas com vidros.