Marília

Falta de água segue crítica; Daem promete normalizar amanhã

Falta de água segue crítica; Daem promete normalizar amanhã

A falta de água segue crítica em bairros da zona norte nesta segunda-feira após final de semana sem abastecimento, problema que o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) atribui a uma ruptura de adutora e pane em bomba de reservatório.

Ás 15h de hoje o serviço de acompanhamento da distribuição de água em Marília indicava crise nos dois reservatórios que atendem a região. O R16, instalado na avenida República, aparece zerado, sem água para distribuição. O R08, do Distrito Industrial, apresenta 7% de capacidade, também considerado crítico. Cascata, na zona leste, e Nova Marília, na zona sul, apareciam como áreas “em alerta”.

Segundo nota distribuída pela assessoria de comunicação da prefeitura de Marília, a adutora rompida foi consertada e voltou a operar às 3h do domingo. A nota aponta que a adutora, que recebe água do sistema rio do Peixe/Barragem do Arrependido, responde por 60% da água consumida na cidade.

O DAEM informa também que os reservatórios vêm sendo reabastecidos gradativamente e o fornecimento de água deverá retornar a normalidade nas próximas horas no Sistema Peixe-Arrependido. O DAEM solicita à população que, em virtude do calor e com o aumento do consumo, economize água e evite o desperdício”, diz a nota.

Ainda segundo a prefeitura, o Daem vai trocar a bomba de um reservatório responsável por enviar água para a zona norte. “Até amanhã, terça-feira, o abastecimento deverá retornar a normalidade nos bairros da zona Norte.”

Segundo o departamento, caminhões-pipa colaboram no fornecimento de água nesta região da cidade. O Daem não informou quantos caminhões e quantos imóveis foram atendidos.

POÇOS

A nota oficial comunica ainda que nos “próximos dias” o Departamento pretende colocar em funcionamento os poços do Altos do Palmital e Recinto da Examar e  aumentar a capacidade de abastecimento nesta região da cidade. Pontos altos da cidade, estas regiões são mais comprometidas nos momentos de crise no fornecimento e desde o final de semana não registram abastecimento adequado de água.