Marília

Falta remédio contra Covid em Marília; crise já atingiu outras cidades

Falta remédio contra Covid em Marília; crise já atingiu outras cidades

A rede municipal de Saúde em Marília enfrenta uma crise de fornecimento do medicamento azitromicina, usado no tratamento para a Covid-19, e o caso chegou às redes sociais com denúncia de uma paciente que não conseguiu o remédio na zona norte da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o  setor vive uma crise de fornecimento que já atingiu diversas cidades desde o início da epidemia de coronavírus e foi contornada na cidade até o agravamento no mercado em geral.

A azitromicina é um antibiótico utilizado para combater infecções respiratórias. Cidades como São José do Rio Preto enfrentaram crise no fornecimento já em julho.

A Saúde convocou uma reunião para esta quarta-feira com todos os setores envolvidos para discutir as alternativas e procedimentos.

“Não é falta de planejamento ou gestão, simplesmente uma demanda inesperada e absurda no mundo todo que não estava preparado para uma Pandemia que ninguém conhecia o inimigo”, diz um comunicado da Saúde em resposta ao Giro Marília.

A receita médica divulgada pela paciente mostra que a unidade de saúde do bairro Maracá indicou uso do antibiótico, paracetamol, ivermectina (vermífugo) e prednisona, um corticosteroide.

O fornecimento de remédios e insumos para a epidemia já provocou diferentes situações de crise no país, com aumentos abusivos de preços, realinhamento durante contratos e em Marília envolveu até disputas judiciais para que a Saúde recebesse o que comprou.

“Em alguns casos, como o citado, os fornecedores não entregam, mesmo tendo ata de registro, recursos para pagamento e outras exigências. É uma crise de fornecimento”, diz a Saúde.