Marília

Famema abre concursos para docentes, responde estudantes e defende diálogo

Famema abre concursos para docentes, responde estudantes e defende diálogo

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) publicou editais para primeiros concursos de docentes a serem vinculados diretamente à instituição em processo que prevê 75 contratações até o final de todas as etapas. As inscrições começam nesta sexta-feira e poderão ser feitas até outubro.

São oferecidas sete vagas para professores adjuntos doutores nas áreas de enfermagem em saúde coletiva; enfermagem em saúde mental/psiquiátrica; enfermagem em gineco/obstetrícia; enfermagem pediátrica.

A Famema vai contratar também seis professores assistentes mestres em educação em ciências da Saúde; infectologia; pediatria e psiquiatria.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela Internet, no endereço eletrônico www.famema.br/concurso. A taxa de inscrição é de R$ 105 e a Famema oferece duas situações de isenção.

– candidatos doadores de sangue

– redução de 50% para estudantes regularmente matriculados e percebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estejam desempregados

As inscrições devem ser pagas com depósito identificado utilizando obrigatoriamente o número do CPF do candidato, no Banco do Brasil S/A, Agência: 0141-4, Conta Corrente: 102684-4, em nome da Faculdade de Medicina de Marília, até o último dia de inscrição. Não será possível fazer em terminais eletrônicos e internet banking.

“Estamos vencendo barreiras e abrindo os concursos diretamente pela Famema. Considero uma conquista importantíssima para a nossa instituição. Os concursos são fundamentais para readequar o quadro de professores e manter a qualidade no ensino”, comentou o diretor geral da Famema,  Valdeir Fagundes de Queiroz.

As contratações envolvem uma de várias demandas apresentadas pela Famema ao governo do Estado e representam momento histórico – a instituição implante novo modelo de relação trabalhista com profissionais, sem vínculo por fundações ou contratos de emergência -.

Além da abertura dos concursos, a Famema divulgou comunicado em resposta a questionamentos de estudantes que ameaçam paralisação e até ocupação para solução de problemas que chamam de desmonte da instituição. Veja abaixo o comunicado

“1 – A Diretoria Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) emite comunicado sobre assembleia de estudantes convocada pelo DACA – Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder e temas relacionados à Instituição.

2 – A Famema passa a realizar concursos públicos para a contratação e reposição de professores. Em 2021 foram contratados 30 professores temporários. Em 2022 foi autorizada a contratação de 75 professores (mestres e doutores). Os primeiros editais para a realização dos concursos públicos serão abertos ainda nesta semana.

3 – Rrepasse das bolsas de auxílio foi interrompido em 2019 devido à falta de amparo legal. Lei de bolsas para a Famema foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda o decreto para regulamentação.

4 – Alguns espaços da Famema e do HCFAMEMA são readequados para permitir as obras e reformas de ampliação do HC – Hospital das Clínicas.

5 – A Diretoria da Famema reafirma que mantém o diálogo constante entre estudantes e a Instituição, e que continua aberta para esclarecer questionamentos ou dúvidas e receber sugestões sobre as atividades acadêmicas na Faculdade de Medicina de Marília.