Marília

Famema deve ter manifestação contra cortes; Faculdade faz comunicado sobre concursos

Famema deve ter manifestação contra cortes; Faculdade faz comunicado sobre concursos

Uma “intervenção visual” com cartazes e faixas contra corte de funcionários deve reunir estudantes e profissionais da saúde em manifestação em frente à sede da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) na tarde desta quarta-feira.

A intervenção será organizada por estudantes, segundo uma página de mobilização que convocou apoio ao protesto e presença de alunos, docentes, funcionários e outros interessados.

A convocação diz que o objetivo é “demonstrar a nossa indignação com tudo o que está acontecendo e cobrar mudanças”. A manifestação deve começar às 17h

É mais um capítulo em uma campanha de pressão iniciada no começo do mês após a demissão de seis professores dos cursos de Medicina e enfermagem que devem ser substituídos por contratações temporárias.

Há previsão de mais cortes e série de manifestações – inclusive de docentes – com mensagens contra a medida e o formato adotado pelo governo do Estado, responsável pela gestão da Famema.

A diretoria da Famema divulgou em comunicado oficial que a contratação por concurso sempre foi o objetivo da Instituição. Veja abaixo a íntegra do texto.

“O objetivo da Famema sempre foi a contratação de funcionários por concurso público.

No final de 2019, o governo do estado autorizou a abertura de concurso público para a contratação de docentes.

Em virtude da pandemia da covid-19, lei federal (lei complementar 173/2020) suspendeu a realização de concurso público em todo território nacional.

Em 2021, o governo do estado autorizou a realização de processos seletivos em caráter emergencial para a contratação de professores para a Famema, até que seja possível a realização do concurso público.”