Dois dias de discussões, participação de 800 pessoas e grupos de trabalho em diferentes áreas começaram a prepara um projeto de aperfeiçoamento do currículo para os cursos de Medicina e Enfermagem da Famema.
O tema foi discutido na terça e quarta-feira com participação de dirigentes, professores, funcionários e alunos da instituição.As equipes de cada eixo formularão sínteses que resultarão em um produto que será apresentado à Diretoria de Graduação.
A sequência dos debates sobre as propostas apresentadas no produto dos eixos estruturantes será retomada no próximo mês de setembro na Semana de Planejamento Curricular.
Segundo o diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, o encontro procura avançar na qualidade de ensino, discutir correções e motivar todos os envolvidos para engajamento em torno do método e das propostas de ensino.
“Hoje temos um método para desenvolver uma realidade de ensino de medicina e enfermagem que várias instituição adotam e usam a Famema como modelo e isso é . importante”, disse o diretor.
Além de Valdeir Fagundes, a abertura do encontro envolveu o vice-diretor, José Augusto Sgarbi, a superintendente do HCFAMEMA, Paloma Aparecida Libanio Nunes, a articuladora do Núcleo de Atenção Permanente da Secretaria Municipal da Saúde, Andrea Carla Paura Martins, o diretor de Graduação da Famema, José Raphael de Moura Campos Montoro, o diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Spencer Luiz Marques Payão e o diretor clínico dos Hospitais da Autarquia HCFAMEMA, Dr. João Alberto Salvi.
No primeiro dia de atividades, uma mesa redonda discutiu o tema “Visão da Integração Ensino-Serviço”, tendo o diretor José Raphael como mediador e participação de Andrea Carla Paura e Paloma Libanio.
No segundo dia de atividades, a conferência com o tema “Abordagem dos Conteúdos num Currículo por Competências Dialógicas” foi ministrada pela professora. Valéria Vernaschi Lima, da Universidade Federal de São Carlos.
Após as conferências iniciais, os inscritos se dividiam em oficinas para debater os temas de cada eixo estruturante: Organização e Integração Curricular, Processo de Trabalho Institucional e Integração Ensino-Serviço.