Ensino e Saúde

Famema faz 59 com novo Doutorado e espera por concurso e prédio próprio

Famema faz 59 com novo Doutorado e espera por concurso e prédio próprio
Famema faz 59 com novo Doutorado e espera por concurso e prédio próprio

Marília - A Famema faz 59 anos neste domingo, 19, com novo doutorado e à espera de concurso e prédio próprio. Símbolo nos serviços de ensino superior e saúde, a Faculdade de Medicina de Marília avança com conquistas mais lentas do que merecia e a culpa não é da instituição. Falta ação política.

Em 1994, a FAMEMA passou a ser Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo. Entrou na estrutura da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e aguarda medidas em doses para crescimento.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a implantação do Doutorado em Saúde e Envelhecimento.

É um reconhecimento que amplia oferta na pós-graduação. A Famema mantém Mestrado Acadêmico e em “Ensino em Saúde” e Mestrado Profissional.

Famema faz 59 com novo Doutorado e espera por concurso e prédio próprio

Oferece Residência Médica em 30 especialidades e Residência Multiprofissional em cinco áreas de atuação.

Nossa missão é formar e qualificar profissionais com excelência em ciências da saúde, por métodos ativos. Temos certeza que esses profissionais são destaques em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Valdeir Fagundes de Queiroz, diretor geral da Famema

Espera concurso e prédio próprio

A graduação mantém os dois cursos com alto nível de concorrência e avaliação. Espera novos, como psicologia. Uma medida que deve acompanhar, também, a conquista de uma sede própria.

Além disso, espera professores. O primeiro concurso de contratação abriu 75 vagas e contratou 33. A sobra de vagas, especialmente por baixo salário, provocou autorização de novo concurso para 42 contratações.

A faculdade nasceu em 1966 e iniciou atividades em janeiro de 1967. Em março de 1981 criou o curso de Enfermagem.

Famema faz 59 com novo Doutorado e espera por concurso e prédio próprio

Quase 50 anos após a criação do curso com atuação junto ao Hospital das Clínicas, a estadualização separou o complexo Famema. Em 2015 transformou o hospital na Autarquia HCFAMEMA, vinculada à Secretaria da Saúde.

O HCFAMEMA possibilita aos hospitais e ambulatórios servirem de campo para o ensino e o treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação da Famema.

Faz 59 com 1.300 estudantes

Os cursos de Medicina e Enfermagem formaram mais de 4 mil médicos e mais de 1.300 enfermeiros.

Além deles, instituição é base para polo da Univesp, a universidade do Estado para e ensino à distância. E, assim, movimenta em torno de 1.300 estudantes.

“Continuamos atuando para reestruturar a FAMEMA em todas as áreas, na parte física, equipe de servidores e professores para atingirmos nossas metas. Teremos mais cursos na graduação. Atuamos para viabilizar os mecanismos para que a Famema continue como verdadeiro orgulho de Marília”, disse o diretor.