A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) iniciou na quarta-feira, dia 9, provas dos concursos públicos para a contratação de professores para a Instituição, um passo histórico na reorganização da faculdade desde a aestadualização..
“Essas conquistas são significativas e reais. Foram 14 anos desde a instituição do quadro de pessoal docente em 2008 até a autorização dos concursos e a efetivação da primeira prova para professor efetivo da Famema”, ressaltou Valdeir Fagundes de Queiroz, Diretor Geral da Famema.
Em dezembro de 2008, a Lei Complementar n° 1072 instituiu o quadro de pessoal docente da Famema. No início deste ano, o Governo do Estado autorizou a abertura de concurso público para provimento de 61 cargos de professor adjunto doutor e 14 cargos de professor assistente mestre.
A prova de quarta-feira foi aplicada para provimento de três vagas ao cargo de professor assistente mestre na disciplina de Educação em Ciências da Saúde. As demais provas seguirão o cronograma das disciplinas de acordo com as vagas disponibilizadas nos editais de contratação.
Além dos concursos, a faculdade tem outras conquistas, como a cessão de área federal para implantação do campus próprio, com novas estruturas, modernização e redução de gastos com aluguéis.
Mas tudo isso aocntece também em meio a manifestações de estyudantes e preocupação com quadro de professores, valor da remuneração oferecida no concurso, o que seria desestímulo, integração com atividades práticas no Hospital das Clínicas e outras demandas.