A Famema será polo presencial para apoio pedagógico, acompanhamento do desempenho e avaliação dos alunos da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – na cidade de Marília.
O prédio da faculdade já recebeu investimentos como 21 computadores, adequação da biblioteca e vistorias do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.
O Laboratório de Informática da Instituição passou a funcionar na Biblioteca “Regina Helena Gregório Menita”, no prédio do Carmelo, o que permitiu adequação em acessibilidade. Além dos computadores, recebeu telão e data-show para as atividades da Univesp e também para as necessidades institucionais.
A Biblioteca também recebeu adequações no balcão de atendimento, na rampa de acesso e nos banheiros. No acervo literário, recebeu 502 exemplares de livros correspondentes a 100 títulos adquiridos pela UNIVESP e repassados aos polos presenciais.Todos os exemplares foram catalogados pela Biblioteca e estão disponíveis para consultas e empréstimos domiciliares.
A equipe de avaliação do INEP trouxe para a cidade os professores Antônio Luiz Ribeiro Sabariz e Antônio Flávio de Carvalho Alcântara. A UNIVESP esteve representada pelo Diretor Acadêmico, Professor Waldomiro Diniz de Carvalho Loyolla.
O cronograma de avaliação incluiu visita às instalações do polo presencial da Famema. O Laboratório de Informática, a Biblioteca, as salas de aula, a secretaria, setores administrativos e áreas sanitárias foram avaliados.
A criação dos cursos na cidade é discutida desde 2015. A Univesp, chamada de quarta universidade estadual – com USP, Unesp e Unicamp – oferece cursos na área de engenharia, matemática e pedagogia. O próximo vestibular, ainda sem pólo em Marília, prevê provas em quase 60 cidades do Estado. As inscrições serão abertas na segunda-feira (saiba mais aqui).
Os polos instalados nas instituições parceiras são espaços para estudar, ler, fazer trabalhos, assistir aos programas televisivos e participar de atividades presenciais do curso.
Os cursos seguem a modalidade presencial e semipresencial com encontros obrigatórios. As atividades são desenvolvidas por meio de ferramentas digitais e virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet.