Marília

Famema terá solenidade para celebrar 50 anos de formatura da 1ª turma

Famema terá solenidade para celebrar 50 anos de formatura da 1ª turma

A Congregação da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) promove no próximo sábado, dia 17, uma sessão solene para comemoração do jubileu de ouro de graduação da primeira turma do curso de Medicina.

A solenidade ocorrerá no Auditório Dr. Mário Alberto Cosentino, na Avenida Monte Carmelo, na Famema, com a finalidade de homenagear os formandos do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília de 1967 a 1972, que teve como paraninfo o então governador do Estado, Laudo Natel.

Criada em 1966, a Famema teve seu funcionamento autorizado no dia 30 de janeiro de 1967, como instituição pública municipal de ensino superior. Lei Municipal, de 22 de dezembro de 1966, constituiu a sua entidade mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília – FUMES.

Com o intuito de difundir o ensino médico na região, formar profissionais capacitados e contribuir para o atendimento à saúde, em 1967, surgiu o curso de Medicina, trazendo profissionais de conceituadas escolas médicas do país para atuarem como professores neste processo de implantação.

A primeira diretoria da Faculdade de Medicina de Marília assumiu no dia 27 de maio de 1967 e tinha como diretor o Dr. Nelson Casadei. Antes, o Professor José Querino Ribeiro, Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, hoje Unesp – Universidade Estadual Paulista, que atuou como Diretor Interino (30/01/1967 a 26/05/1967) até a nomeação de integrantes do quadro de professores da Famema.

Na mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília, Christiano Altenfelder Silva foi nomeado presidente em 22 de janeiro de 1967, cargo que ocuparia até 08 de agosto de 1978.

Em 1994, a Famema passou a ser Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo, ligada diretamente à Secretaria de  Desenvolvimento Econômico.

A primeira turma da Famema formou 53 médicos. Desde a sua criação a Famema formou quase 4 mil médicos.