Uma família de Vera Cruz, que tem paciente internado no Hospital das Clínicas em Marília, denunciou um golpe que usou nome e condição de saúde do paciente para obter depósitos com suposta compra de remédios de alto custo.
O paciente está internado com problemas pulmonares, foi alvo de uma campanha para doação de sangue e em meio à repercussão do caso a filha recebeu mensagens de um homem que se apresentou como “Dr Felipe Oliveira”.
O falso médico usa uma foto distribuída em serviços de comercialização de imagens e apresentou informações sobre supostos exames e níveis baixos de linfócitos, as células responsáveis pela defesa do organismo.
O golpe deu errado porque a família desconfiou e procurou o hospital foi orientada a procurar a polícia e entregar as informações sobre o contato.
Golpes contra famílias de paciente não são exatamente casos raros. Além da venda de medicamentos existem formas com oferta de serviços de atendimento necessários, mas que teriam cobranças.
Todos os hospitais da cidade já tiveram seus nomes usados em golpes semelhantes. Atendimentos pelo SUS não envolvem pagamentos extras e mesmos casos particulares só devem ser discutidos diretamente nas instituições.