Marília

Família pede doação de sangue a paciente com 30 dias sem diagnóstico

Família pede doação de sangue a paciente com 30 dias sem diagnóstico

A família do administrador de condomínio Alexandre Pereira Costa, 39, lançou nas redes sociais um pedido de doação de sangue tipo O negativo para auxiliar em tratamento que já dura 35 dias, a maior parte deles sem qualquer diagnóstico no Hospital das Clínicas em Marília.

O tipo de sangue é raro, é difícil encontrar doadores e a campanha pede participação popular. A família também está em corrente de orações pelo paciente. A campanha ganha adesões de amigos e grupos identificados com Alexandre, como torcedores do MAC (Marília Atlético Clube) e a loja oficial do clube.

Alexandre foi internado em 19 de janeiro. Ficou consciente por seis dias em que passou por três alas do hospital, incluindo a UTI. Foi colocado em coma induzido, e intubado para investigação de série de sintomas sem identificação da doença.

Foi investigado como caso de febre amarela – descartado nesta quinta-feira – quando saiu também exame indicando leishmaniose, o terceiro caso da doença na cidade.

No longo período sem qualquer definição, o estado de saúde ficou muito complicado. Alexandre teve inchaço do fígado, redução de atividade nos rins e mais recentemente comprometimento de respiração.

A equipe médica que cuida do administrador tentou retirar os tubos de ventilação pelo respirador, mas a resposta não foi boa, então a intubação foi retomada. Na próxima semana Alexandre pode ser submetido a uma traqueostomia para ventilação direta pela garganta.

“O quadro dele é grave mas estável. Os rins começaram a voltar, ele começou a urinar de  novo. Mas a gente já ouviu tanta coisa, tanta possibilidade que nem sabe mais”, conta o irmão do rapaz, Robson.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.