A família de um paciente de Quintana relata em grupos de mensagens angústia e pedidos de socorro por uma vaga em especialidade de cardiologia em Marília.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o paciente C.V.S. teve transferência autorizada para o Hospital das Clínicas (HC) de Marília na tarde da segunda-feira (14). A responsabilidade pela transferência é da unidade de origem da paciente.
O caso chegou a parentes que vivem na cidade e ampliaram a divulgação e os apelos por atendimento.
O homem, de 52 anos, estava em internação no Pronto Socorro de Pompéia no sábado. As mensagens mostram relato médico de risco e preocupação.
Falta de ar a mínimos esforços, coração acelerado, dificuldade em controlar a arritmia são alguns dos sinais no documento. E a conversa com os familiares avisa: pode demorar.
O caso entrou no sistema da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) no sábado.
“Coloquei na Cross para vaga em cardiologia em Marília. É um caso grave, com risco. Por enquanto a gente está controlando, enquanto isso estou pedindo vaga de cardiologia em Marília.”
As mensagens mostram ainda a angústia dos familiares e do paciente. “Ele teve crise de ansiedade e o coração disparou”, diz um dos áudios a que o Giro Marília teve acesso.
“Estamos tentando falar com uma cardiologista, quanto vai cobrar pra ver se a gente consegue pelo menos vir aqui, analisar. Cross não saiu nada e a gente está aqui na agonia.”
O Giro Marília encaminhou à Saúde do Estado um pedido de informações sobre a abertura de vagas na cardiologia e aguarda manifestação.