Marília

Febre Amarela - Veja quem deve tomar vacina; Marília está na lista de recomendação

Febre Amarela - Veja quem deve tomar vacina; Marília está na lista de recomendação

O Ministério da Saúde colocou Marília em uma longa lista de municípios com recomendação para vacinação contra febre amarela.  A lista envolve a maior parte do país e do Estado, que confirmou pelo menos seis mortes por causa da doença. A vacina está disponível na cidade, mas é preciso verificar casos de necessidade e condições de vacinação

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a recomendação da vacina é para quem vai viajar para regiões com casos de Febre Amarela,10 dias antes da viagem. A vacina também deve ser tomada de acordo com o Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde.

A cidade adota programa nacional com estratégia de vacinação com duas doses, que é considerada segura e garante proteção durante toda a vida. Segundo o ministério, moradores que não vivem na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.

A vacina contra Febre Amarela está disponível nas unidades de saúde diariamente e pode ser solicitada em caso de viagens para regiões com casos de Febre Amarela e também para cumprir o Calendário de Vacinação.

“Diariamente as Unidades de Saúde estão preparadas para atender e disponibilizar a vacina de acordo com a necessidade da população. Só existirá campanha de vacinação, caso o Governo Estadual indique ou aconteça uma mudança de perfil epidemiológico. O Município já recebeu como rotina doses do Governo Federal, que estão disponíveis nas Unidades de Saúde do Município”, diz nota da Secretaria.

As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o serviço de saúde e tentar resgatar o histórico. Caso isso não seja possível, a recomendação é iniciar o esquema normalmente.

O Estado de São Paulo identificou suspeitas de circulação do vírus em algumas regiões, como área de mata em São José do Rio Preto, onde macacos teriam sido encontrados mortos. A morte dos animais é um indicador de circulação do vírus na zona rural . Não há confirmação de casos em zona urbana.