O feriado desta quarta-feira, dia 20, fecha serviços públicos e muda o comércio em dia de celebração da Consciência Negra e do Afrofest em Marília.
A data, que já era feriado estadual, agora é também federal. E por isso a maioria das repartições de serviços públicos para, inclusive a coleta de lixo, que não vai funcionar. Apenas serviços de emergência atendem. Veja tabela abaixo.
As lojas dos corredores comerciais abrem de modo facultativo. Assim, quem quiser abrir deve cumprir série de exigências da convenção de trabalho sobre benefícios a trabalhadores.
Dia de Afrofest
Mas o feriado tem também eventos para celebrar a data. O principal deles é o Afrofest, que chega a dez anos. Terá pacote de ações especiais e, por exemplo, homenagem póstuma ao músico, líder comunitário e vereador Ivan Negão.
O evento cresceu, inclusive com a participação do Compir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) na organização do evento.
O evento oficial com desfiles, premiações e homenagens acontece a partir de 18h no Teatro Municipal.
Servidores
A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília será palco de evento do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais para marcar a data.
Com início às 13h, a programação visa estimular a reflexão sobre as contribuições africanas na formação da cultura e identidade brasileira.
Vai contar com uma roda de conversa para debater temas históricos e atuais sobre a presença e o legado africano na sociedade brasileira.
Haverá, também, uma oficina de abayomi — tradicional boneca de pano feita à mão – que é símbolo de resistência e afeto na cultura afro-brasileira.