Celebração e reflexão

Feriado fecha serviços e muda comércio em dia de Afrofest em Marília

Feriado fecha serviços e muda comércio em dia de Consciência Negra e Afrofest
Feriado fecha serviços e muda comércio em dia de Afrofest

O feriado desta quarta-feira, dia 20, fecha serviços públicos e muda o comércio em dia de celebração da Consciência Negra e do Afrofest em Marília.

A data, que já era feriado estadual, agora é também federal. E por isso a maioria das repartições de serviços públicos para, inclusive a coleta de lixo, que não vai funcionar. Apenas serviços de emergência atendem. Veja tabela abaixo.

Feriado fecha serviços e muda comércio em dia de Afrofest

As lojas dos corredores comerciais abrem de modo facultativo. Assim, quem quiser abrir deve cumprir série de exigências da convenção de trabalho sobre benefícios a trabalhadores.

Dia de Afrofest

Mas o feriado tem também eventos para celebrar a data. O principal deles é o Afrofest, que chega a dez anos. Terá pacote de ações especiais e, por exemplo, homenagem póstuma ao músico, líder comunitário e vereador Ivan Negão.

O evento cresceu, inclusive com a participação do Compir (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) na organização do evento.

O evento oficial com desfiles, premiações e homenagens acontece a partir de 18h no Teatro Municipal.

Servidores

A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília será palco de evento do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais para marcar a data.

Com início às 13h, a programação visa estimular a reflexão sobre as contribuições africanas na formação da cultura e identidade brasileira.

Vai contar com uma roda de conversa para debater temas históricos e atuais sobre a presença e o legado africano na sociedade brasileira.

Haverá, também, uma oficina de abayomi — tradicional boneca de pano feita à mão – que é símbolo de resistência e afeto na cultura afro-brasileira.