Marília

Festival de Cinema de Marília abre inscrições de filmes

Festival de Cinema de Marília abre inscrições de filmes

Está aberto ate 15 de julho o prazo de inscrições de filmes para o festival de Cinema de Marília, um dos mais tradicionais eentos do gênero no país retomado em 2023 e com novidades em prêmios. O formulário de inscrição está disponível no site oficial – acesse aqui – .

Para se candidatar, os curtas-metragens devem ter sido lançados a partir de 2022, enquanto os longas-metragens precisam ter estreado a partir de 2023. A ficha técnica dos filmes deve conter informações detalhadas sobre os participantes da obra, ano de estreia e a produtora responsável pelos direitos.

“O Festival de Cinema de Marília é uma plataforma vital para cineastas emergentes e veteranos. Nosso objetivo é criar uma conexão mais profunda entre o público e o mundo do cinema, promovendo a apreciação da arte cinematográfica em nosso país” ressalta Cristiano Anechini, presidente do Clube de Cinema de Marília, responsável pelo festival.

A programação, entre os dias  6 a 15 de setembro, inclui oficinas, ciclos de formação e laboratórios de desenvolvimento de roteiros. Esses eventos paralelos são projetados para oferecer oportunidades tanto para aspirantes a cineastas quanto para entusiastas do cinema.

O Festival de Cinema de Marília, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, conta com participação da prdutoria Cingeoria e apoio do Ministério da Cultura; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e Secretaria Municipal da Cultura.

A iniciativa reflete o compromisso das instituições em impulsionar o desenvolvimento cultural e profissional no interior de São Paulo, contribuindo para a diversificação e descentralização da produção cinematográfica brasileira.

Desde sua primeira edição em 1960, o Festival de Cinema de Marília tem desempenhado um papel crucial na promoção da cultura cinematográfica, não só na região, mas em todo o Brasil. Além da exibição de filmes e realização de oficinas, o evento traz atores e diretores para debates, enriquecendo a cultura local reafirmando sua importância no cenário cultural brasileiro.