Muito além de refeições, o festival Gastronômico de Marília, que inicia nesta sexta-feira a sua sexta edição anual, começa com homenagens, concurso de prêmios e uma acentuada pegada turística para ampliar o sucesso da gastronomia de Marília como alavanca de negócios e turismo.
A nova edição do encontro mostra maturidade e boas perspectivas que podem incentivar e influenciar outras iniciativas na área. A começar pela manutenção do número de casas participantes, mesmo com fechamento de alguns dos restaurantes que participaram no ano passado.
O festival põe na lista de participantes as casas mais tradicionais e quase todos os restaurantes mais importantes da cidade. E ganha três novas adesões com fôlego para atrair cada vez mais empresas, de todos os níveis.
“O Chaplin está com o festival desde o início, neste ano com os Amigos do Bar. Ano passado prestamos homenagem ao Circo e foi um sucesso tremendo. Agora temos a expectativa de superar essa venda e prestigiar esse grupo tão diferenciado na cidade”, explica o empresário Paulo Diniz, que dirige o Chaplin Gastronomia ao lado da esposa, Cleide, e dos filhos, Fernando, Guilherme e Paula, chef que assina o prato.
Durante 45 dias de hoje até 16 de setembro, os 15 restaurantes vão vender pratos exclusivos, com preço único de R$ 42,00 e um formato que não envolve competição mas desafia o consumidor a buscar os diferentes sabores e inspirações de cada prato.
O reconhecimento da gastronomia como impacto turístico está registrado na crescente participação de público regional no evento e nos investimentos para visibilidade do evento de olho nos quase 700 ‘turistas’ que visitam a cidade todos os dias em busca de negócios, saúde, educação ou eventos de lazer.
O justo apelo de ação comunitária está lá. A Apae e a União Espírita João de Camargo serão beneficiadas por repasses de recursos com a renda de cada prato. Em 2017 as instituições escolhidas levaram R$ 6 mil cada.
“A gente sabe que é uma gota de água em frente aos desafios que as entidades vivem, mas é nossa participação e reconhecimento ao trabalho voluntário que é imprescindível em Marília”, destacou Sinval Grupo, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes.
O resgate de momentos, locais e personagens históricos criam homenagens que em muitos casos envolvem emoção e outras boas memórias. São situações como os pratos dedicados ao chef Shingo Fukase, o Bruno, fundador do restaurante Oriental, uma referência em culinária japonesa, à cantora e produtora cultural Pérola Daud, ambos falecidos neste ano, e Tadakazu Yonenaga, o Tana, falecido em 2017 após o festival.
Shingo dá nome ao prato do Planeta Hollywood, que estreia no evento. “Não faço pratos individuais, relutei a entrar, mas o pessoal do Bureau me procurou, o Shingo estava vivo. Ficou feliz de eu entrar no evento e com o prato”, disse o empresário Ito.
Pérola Daud, empresta o nome ao prato da risoteria Bella Cucina. “Pérola foi uma pessoa carismática, uma lutadora, muito sensível, querida por muita gente e que sempre gostou de um tipo de filé que servimos e que usamos no prato agora com uma homenagem e muita saudade”, disse o chef Henrique Brandão, que dirige a risoteria.
E Tana e sua Relojoaria ganham homenagem do Doctor Beer. “O Tana foi uma pessoa muito querida, muito importante na minha vida e de tantas pessoas e é uma homenagem justa. O festival é um evento de sucesso, espero que as pessoas possam compartilhar desses sabores, das homenagens e dessa história”, disse Fabrício Claro, dirigente da casa.
O festival tem ainda promoções relâmpago todos os dias e dá prêmios aos consumidores. Para acompanhar as novidades acesse a página do Festival no Facebook.