Marília

Festival Gastronômico lança 7ª edição e emociona com homenagens

Festival Gastronômico lança 7ª edição e emociona com homenagens

O lançamento da sétima edição do Festival Gastronômico de Marília na manhã desta quarta-feira ultrapassou os momentos de humor, discussão econômica e de turismo na cidade e provocou muitas emoções na apresentação dos pratos com homenagens a figuras públicas e momentos históricos da cidade.

O festival chega com pratos de altíssimo nível – bacalhau, filés, risotos, combinados orientais; releituras de clássicos – novas casas, como o Mr Strogo, com menos de um ano de atividade, e o primeiro participante vegetariano, o Mesa Veggie.

Personalidades como Elisa Lapa Carvalho, a Dona Elisa que foi referência em gastronomia na cidade; os empresários Fernando Ribeiro, fundador do Sun Valley, e Porfírio Madeira, da Casa Madeira e Porto Bello no setor de construção; o médico Kousaburo Ohara; o chef Augusto Aleixo Passos e o ex-deputado federal Octávio Torrecilla, já falecidos, inspiram pratos em diferentes restaurantes.

Bancário e gestor da Rotisserie Dona Elisa,  José Luiz Carvalho, o ‘Zé Vó’, e o chef Matheus Carvalho, filho e neto de Dona Elisa, falecida em setembro de 2018 aos 89 anos, apresentaram o prato do restaurante com um dos momentos de forte emoção no dia.

Gabriela Atta, do Café do Lado, também fez uma homenagem carinhosa ao chef Augusto Aleixo Passos, morto em acidente em agosto do ano passado aos 38 anos.

Outros nomes de homenageados ainda vivos, como o médico João Salvi, o representante comercial Tadau Tachibana, o humorista Jonathan Nemer e o jornalista Marcos Flaitt engrossam a lista de pessoas que dão nomes a pratos que serão servidos em 16 restaurantes entre os dias 5 de julho e 18 de agosto.

Entre as instituições, a Unimar, Gacch; 8º Quarteirão, a empresa Máquinas Mann e avenida Presidente Roosevelt são lembradas.

“É um prestígio para a Universidade de Marília fazer parte deste grupo tão seleto de homenageados e deseja que seja um festival de muito sucesso, sem dúvida nenhuma é democratização para gastronomia, comida de qualidade a preços acessíveis e que faz que as pessoas possam visitar a cidade e os restaurantes”, disse a pró-reitora da Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

Como nas edições anteriores, os pratos terão preço único de R$ 42, dos quais R$ 4 serão destinados a duas entidades de atendimento social: o projeto Amigos do Com e o Cantinho Feliz, de Vera Cruz.

O Festival já destinou R$ 80 mil a 12 entidades assistenciais desde a primeira edição. Em 2018 arrecadou R$ 13 mil com a venda de 3.250 pratos.

O evento oferece ainda prêmios a consumidores. Um concurso cultural para quem completar a frase “O Melhor de Marília é…” vai render viagens ao resort Terra Park ao 1º e 2º colocados, faqueiro Tramontina e , e do 5º ao 10º prêmio a entrega de pratos comemorativos do festival.

A Comasa, uma das patrocinadoras do evento, abriu a campanha com a compra de cem pratos, que já representam R$ 400 em doações para as entidades. E todo carro vendido pela concessionária em Marília, Assis e Pompéia será entregue um voucher para consumo em um dos restaurantes.

“A gente é de Marília, nascido e criado na cidade, a Comasa tem 57 anos, é muito legal estar junto. O envolvimento está no DNA da Comasa, a empresa tem pilares colocados pelo fundador, o senhor Antonio Freire, que incluem a transparência, a verdade, respeito, bons produtos, resolver problemas e não fugir de qualquer questão, além de envolvimento com a cidade, a gente pode sair sempre de cabeça erguida e é bem legal isso”, disse o empresário Eduardo Freire, que representou a empresa no lançamento.

Participam do festival os restaurantes 515 Pizza & Grill; Água Doce Cachaçaria; Bella Cucina; Bentô Suhshi; Café do Lado, Chaplin Marília; Cantina Mamma Mia; Casa Toscana; Cupim; Doctor Beer; Dona Elisa Rotisserie; Kinka´s; Mesa Veggie; MR Strogo; Sakurá e Sun Valley.

O lançamento reuniu representantes dos restaurantes, autoridades políticas, dirigentes do Sindicato de Hotéis, Bares e restaurantes; Marília Convention Bureau e representantes dos homenageados.

– Sinval Gruppo, presidente do Sindicato de Hotéis, destacou a importância das entidades beneficiadas e o crescimento continuo do Festival, que atinge público de 87 cidades na região;

– Carlos Alberto Lopes, da Cantina Mamma Mia e presidente do Convention Bureau; disse que o evento atrai novas empresas e mostra crescimento em qualidade e organização

– Os secretários municipais da Administração, Cássio Pinto, e do Desenvolvimento e Turismo, Nelson Mora, apontaram atração de turistas, investimentos na área e o reconhecimento de Marília como cidade de interesse Turístico

– Gilberto Rossi Júnior, presidente do Conselho Municipal de Turismo e coordenador do Marília Convention, apresentou as novidades do evento, que inclui uma ação para associações de bairros

– O médico Leo Pastori e a voluntária Suzane Perin apresentaram as entidades beneficiadas e agradeceram o apoio do festival ao atendimento oferecido

Confira na galeria de fotos mais imagens do lançamento do festival