O coronel reformado da Polícia Militar Sugar Ray, cientista social formado pela Unesp, participou de um debate sobre fim da Polícia Militar promovido pela plataforma quebrando o Tabu e exibido pelo canal GNT.
O vídeo com melhores momentos chegou ao youtube na terça-feira a partir de um debate com o policial penal Abdael Ambruster que lançou a provocação: “eu sou a favor do fim da PM, mude minha ideia”.
Abdael, coordenador do movimento policiais antifascitas, aponta que a desmilitarização é uma medida para corrigir problemas históricos.
“Processo da segurança pública veio da escravatura. E temos uma polícia militarizada que infelizmente foi herdade do golpe de 64”, diz na abertura dos debates. Apresentou que 60% das vítimas das vítimas são negros e a maioria dos policiais mortos também são negos.
“Inquestionável que temos problemas seríssimos de violência policial principalmente nas periferias e na calada da noite. Mas vejo com muita preocupação você desestruturar, romper a coluna cervical que é o militarismo”, diz Sugar Ray em sua participação.
O coronel defendeu que a estética militar permite dar um padrão na conduta, colocar um alinhamento para prestar o serviço.
“Maioria dos policiais vem da periferia, é afrodescendente. Mas temos um problema. O mesmo jovem é o que vai praticar violência. O grande desafio do comando é criar discurso humanista mas com uma prática humanista”, afirmou o coronel.
Sugar Ray disse ainda que não se pode aceitar violência policial como uma coisa pontual. Assista abaixo ao vídeo com a participação do coronel.
[movie_id#885]