Marília

Final de semana sem água provoca onda de queixas na zona norte; Daem faz comunicado

Final de semana sem água provoca onda de queixas na zona norte; Daem faz comunicado

O final de semana sem água, estendido até a manhã da segunda-feira sem abastecimento, provocou uma onda de queixas de moradores da zona norte de Marília em uma crise que deveria ter se resolvido no sábado, foi adiada para domingo e não acabou tão cedo.

O momento de caos no serviço acompanha um complicado e discutido processo de tentativa de privatizar os serviços de água e esgoto na cidade, alvo de discussão judicial e ordens do Tribunal de Contas para mudanças no edital.

Enquanto não contrata uma empresa para assumir o serviço, a cidade relata repetidas situações de panes, bombas queimadas e outros problemas.

O Daem (Departamento de Água e Abastecimento de Marília) informou na sexta-feira que uma bomba do sistema P4 queimou e paralisou captação que atende região do bairro Palmital, com falha no abastecimento. A previsão era encerrar substituição no sábado.

Moradores enfrentaram crise do abastecimento e no domingo as queixas já começaram a se espalhar em redes sociais e e-mails.

Um novo comunicado circulou. “a Prefeitura de Marília informa que o DAEM – Departamento de Água e Esgoto de Marília realizou a manutenção da bomba da região do Palmital, na manhã deste domingo (09/07). A água já retornou a rede e previsão do retorno normal do abastecimento é por volta das 16h.”

E mais uma vez apareceram as mensagens em reação contra a informação oficial: as casas seguiam sem água.

Até uma publicação da prefeitura para comemorar o 9 de Julho – aniversário da revolução Constitucionalista de 1932 – virou palco para as críticas.

“QUE PALHAÇADA! Ngm está fazendo favor pra ngm! Pagamos pelo serviço! Um serviço PÉSSIMO por sinal! Pra ficar 3 dias sem água?! Quero ver se vão ser descontados esses 3 dias na conta de água, ou se vai vir o valor normal! Eu não gastei água por 3 dias inteiros afinal NÃO TINHA ÁGUA! Olha sinceramente…CADÊ A ÁGUA?”, postou no comentário a moradora.

“Parabéns, porque já são 22:22 e nem sinal da água isso que estava previsto para as 16:00, mais um dia indo dormir sem água, cumpri e não promete, 3 dias sem água já uma palhaçada total”, interagiu outra consumidora.

“A população da zona norte tem que se unir e tomar uma providência”, reagiu outra, que retornou depois com nova mensagem: “01:00 hora da segunda feira e nada de água.

E novas mensagens indicavam que até 9h desta segunda as casas ainda não tinham abastecimento de água e nem atendimento pela prefeitura e Daem.

OUTRO LADO

O Daem divulgou no final da manhã um comunicado sobre a situação do abastecimento na zona norte. Veja abaixo

O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) comunica que desde a manhã de domingo, dia 9 de julho de 2023, o sistema de abastecimento do P-04 (Palmital e regiões adjacentes), opera normalmente após os serviços de manutenção realizados entre sexta-feira, dia 7 de julho, e sábado, dia 8 de julho. Entretanto, esclarece que como trata-se de uma região ampla, com uma considerável quantidade de bairros e imóveis, leva-se um determinado tempo para que todas as caixas d’águas e reservatórios particulares sejam preenchidos. O fornecimento de água está sendo restabelecido gradualmente em virtude da topografia da referida área da cidade. Desta forma, residências e imóveis localizados em áreas mais baixas, acabam sendo reabastecidas primeiramente. Calcula-se que dentro das próximas horas o sistema estará regularizado 100%, uma vez que o P-04 vem operando em sua capacidade integral e sem intercorrências.