Marília

Folha repercute morte de Jean Paul Lebau, o Minhão

Folha repercute morte de Jean Paul Lebau, o Minhão

O falecimento do professor, religioso e escoteiro Jean Paul Lebau, o Minhão, ganhou visibilidade nacional nesta quarta-feira com divulgação pelo jornal Folha de S.Paulo, que o identificou como escoteiro canadense que desbravou Marília.

Minhão faleceu no sábado, dia 9, aos 92 anos, de causas naturais, na cidade de Paraguaçu de Minas, onde vivia em Juvenato mantido pela Congregação do Sagrado Coração.

“Canadense de Montreal, Jean Paul Lebeau conhecia Marília, no interior paulista, como poucos. Por quatro décadas, foi o responsável por excursões que incluíam trechos de 20 km de caminhada e viagens a remo até cidades vizinhas. Os passeios, que chegavam a durar 25 dias, lhe deixaram familiarizado com cada vale e cachoeira da região”, diz o texto da Folha.

O religioso chegou ao Brasil em 1958 enviado pela Congregação, primeiro para atividades em Minas e depois para atuar no Colégio Cristo Rei, fundado pelos religiosos, a partir de 1962.

Além de atividades como professor, Minhão foi chefe dos escoteiros por pelo menos 40 anos. Também foi dirigente do colégio. A íntegra do texto está disponível aqui.