Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões, incluindo o centro-oeste paulista, a cidade de Marília e municípios próximos.
Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, em Bauru, no decorrer da tarde/noite de sábado, áreas de instabilidade aumentam a nebulosidade e causam chuvas isoladas, algumas com trovoadas, a partir do oeste do estado.
No domingo, a condição de instabilidade permanece sobre o estado paulista, devido ao avanço da frente fria. Temperaturas entrarão em declínio. E as temperaturas máximas ficam perto de 20º
A partir de segunda-feira a região deve ter céu claro a poucas nuvens, com predomínio de sol e sem previsão de chuva na maior parte do estado de São Paulo, com exceção da faixa litorânea.
A entrada de uma massa de ar frio de origem polar, associada ao sistema de alta pressão pós-frontal, declina acentuadamente as temperaturas, principalmente entre a noite ao início da manhã.
Há previsão de recordes de frio e temperaturas abaixo de 5º na região, como em Garça, Marília e Rancharia.
O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aponta tendência é de condições favoráveis a formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05.
As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.
Persiste a possibilidade de ocorrência de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 a madrugada do dia 18.