Uma frente fria que começa a avançar pelo Sul do Brasil a partir deste domingo deve provocar o mais intenso período de frio, com possibilidades de chuvas seguidas por tempo seco com geadas e neve no país. E vai impactar a região.
Segundo a plataforma Climatempo, e até meados da próxima semana consegue alcançar a faixa leste do Sudeste, Uma nova massa de ar de origem polar vai entrar na retaguarda e derrubar as temperaturas ao longo do fim do mês. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), projeta mínima de 4º em Marília. A Climatempo aponta 6º
A massa fria deve chegar ao Estado na quarta-feira, segundo o Instituto de Pesquisas meteorológicas da Unesp em Bauru. Há previsão de chuvas e trovoadas isoladas em parte do estado, até quinta-feira, quando as temperaturas começam a entrar em declínio.
Na sexta a forte massa de origem polar atinge o estado de São Paulo, com baixas temperaturas e previsão de geadas.
“Esta pode ser a onda de frio mais forte deste ano e vai, mais uma vez, causar geada ampla em praticamente toda a região Sul, assim como em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais”, diz a Climatempo.
Além do frio, o tempo também fica muito seco, com pouca variação de nebulosidade e umidade do ar que caí a índices críticos nas horas mais quentes do dia. Inclusive, a sensação de frio pode ser maior, pois a tarde as temperaturas conseguem subir, caracterizando uma grande amplitude térmica, ou seja, noites e manhãs frias e tardes mais quentes.