Convênio para transporte de usuários atendidos em serviços do Espaço Potencial de Marília já atende pouco mais de 70% da turma com veículos da frota municipal de educação. Representa dizer quase 180 aprendizes transportados diariamente.
O serviço é oferecido desde 2010 e neste ano atingiu a marca de 73,6% dos aprendizes em vans e dois ônibus cedidos pela Secretaria da educação.
O Espaço Potencial atende aproximadamente 250 crianças e adolescente com transtorno do espectro autista em serviços prestados no contraturno escolar. Uma faixa de público que inclui de 1,6 ano e a 16 anos de idade.
O prefeito Daniel Alonso, que participou diretamente na decisão sobre o serviço, disse que é um atendimento “essencial como uma forma de proporcionar mais qualidade de vida e conforto às famílias das crianças e adolescentes marilienses atendidos pelo Potencial”. Daniel disse ainda que além da frota o atendimento a esse público exige profissionais em permanente treinamento.
“Os nossos motoristas estão em constante capacitação, recebendo com muita frequência o aperfeiçoamento para amparar todos os passageiros com ampla atenção e muito cuidado”, afirmou.
O Espaço Potencial conta com equipe multiprofissional, que trabalha no formato transdisciplinar, especializados em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e em outros programas com evidências científicas – que garantem maior efetividade no tratamento da pessoa autista.
Cada veículo tem ainda monitores que auxiliam no transporte de cada passageiro autista. As vans atendem na porta de casa e os ônibus em pontos estratégicos.