Perto de completar 45 anos – em 2019 – a Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação Social) divulgou nesta quinta-feira um balanço de atividades que mostra remodelação da estrutura e 29 pessoas em atendimento.
As obras incluem pintura, troca do forro, adaptação dos banheiros, reforma de gabinetes da cozinha, troca de janelas, melhoria nos quartos dos acolhidos e uma sala de TV, entre outras benfeitorias.
Desde 16 de junho a entidade, criada na gestão do então prefeito Pedro Sola, tem como diretores o secretário do Meio Ambiente e Limpeza, Vanderlei Dolce; a vice-presidente Zileide dos Santos Bernardo e diretor executivo João Augusto Albieri, ambos servidores públicos municipais. Compõem a diretoria também três membros do Conselho Fiscal e outros cinco conselheiros.
os acolhidos chegaram ao local através do serviço que é oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).
Segundo a secretária Wania Lombardi, a pessoa em situação de rua é abordada por equipe especializada da Sads e é feita uma triagem no Centro Pop para ver se o indivíduo tem perfil para a Fumares.
“Para ser encaminhada, a pessoa tem que ter perdido o vínculo familiar e ainda fica livre para escolher se vai ou não para a Fumares. E se apresentar dependência química ou álcool, existe uma parceria com a Secretaria de Saúde e a pessoa é encaminhada para os setores responsáveis como o Caps, Clínica de recuperação, entre outros serviços.”
A assistente social da Fumares,Eliane Araújo de Oliveira, explica que os atendidos atuam com laborterapia em serviços leves, como arrumar a cama, manutenção da casa, jardinagem, horta e também com a criação de coelhos e porcos.
“Tudo é orientado pela equipe acadêmica do curso de medicina veterinária da Universidade de Marília (Unimar), com a qual temos parceria”.
O acolhido Ramom Marques, de 43 anos, de Mato Grosso do Sul, e órfão de pai e mãe, diz que se sente muito bem na Fumares.
“Estou aqui para uma ressocialização. Graças a Deus estou já há 12 dias sem fumar e estou me sentindo muito bem, graças aos colegas e à equipe da Fumares”.
SERVIÇOS
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social oferece também os serviços do Centro Pop (rua 4 de Abril, 763, fone: 3434-0249) e Casa de Passagem (rua Sargento de Ananias de Oliveira, 541, fone: 3433-3652), além da própria Fumares (Rodovia SP 333, Km 543, fone: 3453-2405).