Um grupo de 36 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Marília participou de uma palestra sobre os perigos e consequências do uso de substâncias químicas.
O encontro foi ministrado por Lucas Lourenço, especialista em dependência química e acompanhante terapêutico, e organizado pela Uaisa (Unidade de Atenção Integral à Saúde do Adolescente) da Divisão Regional Oeste, em parceria com membros da equipe de enfermagem CASA Marília.
Abordou de forma interativa e informativa os impactos físicos, psicológicos e sociais do vício em drogas, além de discutir estratégias para o enfrentamento dos desafios emocionais sem o consumo de drogas.
A palestra teve momentos de participação ativa dos adolescentes para apresentação de perguntas e reflexões pertinentes, formação de debate e oportunidade de aprendizado colaborativo.
“A interação dos jovens e a abordagem esclarecedora do palestrante foram essenciais para fomentar um ambiente propício ao aprendizado e ao diálogo aberto”, reforçou a diretora da Unidade de Atenção, Cybelle Machado Cruvinel.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, disse que a conscientização sobre os riscos e consequências do uso de drogas é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis e saudáveis.
“Eventos como este são vitais para fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que os adolescentes possam fazer escolhas seguras”, afirmou